Bruno Agostini
O Janeiro Hotel, no Leblon, está com a terceira temporada de um dos eventos mais exclusivos da gastronomia carioca: OM.AKASE. os jantares com menus especiais acontecem no bar do terraço, com vista para Ipanema, Leblon, os Dois Irmãos e o Arpoador. São apenas oito convidados por noite.
Edson Yamashita foi o primeiro a participar, abrindo a série com três noites com lugares muito disputados, com ingressos vendidos a R$ 890.
– Foi sensacional, o cara cozinha muito. Duas estrelas Michelin, né? – diz o empresário Diego Baião, sócio do Colarinho, que esteve presente no evento, que acontece, quase sempre, em três noites seguidas, de quinta a sábado.
Serão mais cinco datas, até dezembro: nos dias 26, 27 e 28 de setembro é a vez de Telma Shiraishi, embaixadora da gastronomia japonesa e fundadora do restaurante Aizomê. Os jovens talentos Leo Noriyuki e Adriano Nabeshima chegam para preparar o menu dos dias 24, 25 e 26 de outubro. Já o chef André Saburó, de Recife, desembarca em terras cariocas para um almoço e dois jantares nos dias 7 e 8 de novembro. No mesmo mês o chef Toshi Kawanami comanda os jantares dos dias 28, 29 e 30. Para finalizar a série, a chef Mari Saito chega ao Rio junto com o chef Vaz, do seu vizinho paulista (agora com filial no Leblon) Sushi Vaz, para encerrar a programação nos dias 5, 6 e 7 de dezembro.
“A experiência efêmera OM.AKASE enaltece a culinária japonesa e o Omotenashi, a arte de servir. A cada mês, os chefs convidados preparam e servem um menu degustação às cegas no balcão para apenas oito pessoas. A experiência inicia na Varanda com coquetéis preparados com destilados japoneses, como whisky e sakê, e segue no espaço The Little Pool Bar com vista para a praia do Leblon. As obras gastronômicas são servidas em peças de cerâmicas criadas pela artista japonesa Hideko Honma.”, informam.
As reservas são realizadas antecipadamente pelo site
(omakase.janeirohotel.rio).