No dia 13 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Forró. A data foi instituída pela Lei nº 11.176/2005, em homenagem ao nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, o maior sanfoneiro do Brasil, que completaria 110 anos. E para comemorar a data, a Feira de São Cristóvão, organizou uma festa para de lá de especial, com trios de forró pé de serra, baião, xaxado, distribuição de cordel e palestra sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga,partir das 16h.
O diretor da Comissão de Feirantes, Luiz Carlos dos Santos fala da importância da data para os nordestinos. “É sempre uma alegria celebrar o nascimento de Luiz Gonzaga, um dos maiores músicos brasileiros. O Rei do Baiãomerece nosso respeito e todas as homenagens por tudo que ele representa para a cultura nordestina. Suascanções significam muito para o povo nordestino”, lembra Luiz Carlos
“Celebrar o nascimento de Luiz Gonzaga é uma grande honra. Seriam 110de uma das maiores referências da música popular brasileira.Por isso, neste mêsde dezembro os sucessos do Gonzagão serão tocados com destaque por todas as bandas e trios que se apresentam na Feira de São Cristóvão. Eu sou baiano e cresci ouvindo as músicas domaior sanfoneiro do Brasil”, diz Magno Pereira, diretor da Feira.
Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, a Feira de São Cristóvão hoje conta com cerca de 700 barracas e restaurantes com produtos típicos do norte e nordeste do país. Além disso, tem como característica, o som tipicamente nordestino, com forró pé de serra, que é tocado nos sete distribuídos pela feira.
PROGRAMAÇÃO:
07h – Encontro de trios pé de serrana estátua de Luiz Gonzaga
07h30 – Café da manhã nordestino para músicos e feirantes.
16h – palestrasobre a vida e obra de Luiz Gonzaga, sua importância no cenário da Música Popular Brasileira.
Palestrante: Gilberto Teixeira- músico e presidente do Instituto Cultural da Feira de São Cristóvão
16h30 – palestra sobre a importância dos trios de forró de raiz na cultura do entretenimento nas festas populares e sazonais, no Nordeste e no Brasil.
17h – show com apresentação de diversos trios de forró, baião e xaxado.
Serviço:
Dia Nacional do Forró
Data: 13 de dezembro
Horário: a partir das 16h
Onde: Praça Catolé da Rocha, no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestina S/N
Entrada: gratuita