Já estão à venda os ingressos para o Sparkling Festival Brasil, que será realizado nos dias 18 e 19 de novembro no Jockey Club. O evento de espumantes e vinhos leves traz rótulos perfeitos para brindar a primavera e o verão. São mais de 20 vinícolas brasileiras mostrando por que temos alguns dos melhores espumantes do mundo. Entre elas, Cave Geisse, Salton, Miolo e Clichè, entre outras.
Nos últimos anos a produção de vinhos e espumantes no Brasil cresceu de maneira significativa. O país já é o 18º produtor de espumantes do mundo e o maior produtor da América Latina, superando países com maior tradição vinícola como Argentina ou Chile. Em 2020, ano da última aferição, foram exportadas mais de cinco milhões de litros de espumante para 76 países, o que representou um aumento de 30% em relação ao ano anterior. O setor envolve hoje cerca de 200 mil trabalhadores, ou 15 mil famílias.
São oito as principais regiões produtoras de espumante no Brasil. Seis delas no Rio Grande do Sul: Vale dos Vinhedos, Altos Montes, Pinto Bandeira, Farroupilha, Monte Belo Do Sul e Campanha; e duas em Santa Catarina: Vale da Uva Goethe e Vinhos de Altitude. A produção foi favorecida pelas características típicas destas regiões, que estimulam o sabor leve e agradável dos produtos. O solo basáltico oferece mineralidade e boa drenagem, bem como a topografia, marcada por vales.
Além de apresentar várias destas maravilhas borbulhantes aos cariocas, o Sparkling Festival também conta com expositores de gastronomia, economia criativa, música e uma agenda completa com diversas atrações culturais. Os ingressos estão à venda no site Ingresse e dão direito a 3 horas de degustação livre e uma taça de cristal. Tintim!