Um novo e fresquíssimo azeite passa a fazer parte da família de produtos da marca Bráz. Elaborado em parceria com Ana Beloto, azeitóloga e autora do livro Azeite-se, e a Batalha, maior produtora nacional, o novo azeite foi pensado para acompanhar – e muito bem – as pizzas da casa, além das massas, pratos e saladas. “Chegamos a um produto elegante, com amargor e picância equilibrados e que evoluem ao longo da degustação”, diz Beloto.
O novo azeite extravirgem exclusivo da Bráz chega às mesas em charmosas cerâmicas, que o protegem melhor da luz e do calor. A substituição pelo produto nacional resulta da evolução desse mercado ao longo dos últimos anos. Desde a primeira extração brasileira em 2008, da qual Ana Beloto fez parte, até hoje, o azeite local ganha anualmente volume e qualidade reconhecida internacionalmente em prêmios mundo afora. “Levar um azeite brasileiro para o nosso cliente é um privilégio, pois conseguimos oferecer, além da qualidade, frescor. Quanto mais fresco, melhor é o azeite”, diz Camila Prado, gerente de marca da Bráz.
O azeite Bráz é um blend das variedades de oliva arbequina, picual e coratina, sendo a primeira usada como base, a que imprime mais delicadeza, e as duas últimas, os traços de picância e amargor. Na degustação, este azeite – produzido no bioma dos Pampas gaúchos- mostra-se frutado e aponta para notas de folhas escuras, como alface-roxa e couve; alcachofra e ervas frescas, como tomilho, manjericão e sálvia. Seguindo o compromisso de aproximar seu cliente dos melhores ingredientes disponíveis no mercado, a Bráz completa em 2022 dez anos do lançamento de seu primeiro azeite de marca própria.
Sobre Ana Beloto – Apaixonada pela cultura dos azeites de oliva, Ana Beloto é comunicóloga e se especializou como sommelière de azeites. Ao longo dos 20 anos de atuação nesse setor, ela acompanha a produção de azeite visitando os olivais pelo mundo. Ana é uma das mulheres que lidera, no Brasil, o movimento mundial Women in Olive Oil, é jurada de concursos internacionais de azeite, colunista de uma revista de gastronomia, e professora. Por seus projetos educacionais de divulgação do azeite no Brasil, ela recebeu dezoito prêmios nacionais e internacionais, foi condecorada pelo Governo de Minas Gerais e está na lista das 100 Mulheres mais poderosas do Agro pela revista Forbes Brasil. A especialista acaba de lançar o seu livro “Azeite-se: Histórias, curiosidades e receitas”.
Sobre a Batalha – Após pesquisar as variedades de azeitona que melhor se adaptaram ao nosso clima, o produtor Luiz Eduardo Batalha encontrou no paralelo 31 do hemisfério Sul o lugar ideal para o plantio de olivas. Não por acaso, este mesmo paralelo passa por grandes produtores de vinhos e azeites do mundo: Argentina, Chile, Uruguai, África do Sul e Austrália. E é exatamente ali, especificamente no município de Pinheiro Machado, no Rio Grande do Sul, que estão localizados os olivais que dão origem aos azeites Batalha, detentores de mais de 40 prêmios internacionais.
SERVIÇO:
Bráz – Rua Maria Angélica, 129, Jardim Botânico. Tel: (21) 2535-0687.
Horário de funcionamento: diariamente, das 18h30 às 23h.
Instagram – @brazpizzaria