POR NOVOS DIAS DE GLÓRIA

O secretário municipal de Turismo do Rio, Bruno Kazuhiro, apresentou, nesta terça (15/03), o programa Dias de Glória, na nova sede da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). A iniciativa reconhece a vocação turística da Glória e faz a requalificação do bairro a partir deste potencial. A Glória foi escolhida como ponto de partida do programa por ter localização privilegiada, história rica e contar com grande patrimônio cultural. A região, palco de importantes momentos históricos do Rio de Janeiro, abriga, entre outros atrativos, o Outeiro; a Marina; a feira popular, que acontece aos domingos; a Praça Paris, e até o restaurante Amarelinho da Glória, entre outros locais que atraem grande número de visitantes, sejam cariocas ou turistas.

Idealizado pela Secretaria de Turismo, o programa prevê a instalação de totens e placas indicativas em 40 pontos de interesse turísticos na região, subdivididos em: espaços turísticos; estátuas e monumentos; praças; e restaurantes e atrativos gastronômicos. A previsão é que outros bairros da cidade também possam ser transformados em distritos turísticos.

 “Precisamos aproveitar esse momento de reorganização do Rio de Janeiro, de retomada da autoestima do carioca, para pensarmos em projetos que requalificam áreas, reconhecem vocações turísticas e garantem mais qualidade de vida aos cariocas. A Glória tem tudo para voltar, literalmente, aos seus dias de glória e chamar a atenção dos nossos visitantes, fazendo com que eles fiquem por mais tempo e voltem mais vezes à nossa cidade. Além disso, este conjunto de ações e o incremento do turismo, somados, também provocam maior desenvolvimento econômico da área, com a criação de novos empregos e geração de renda”, afirmou o secretário de Turismo, Bruno Kazuhiro.

Ao longo dos últimos meses, a Prefeitura fez melhorias no bairro, com obras de conservação, limpeza e nova iluminação. A Secretaria de Conservação esteve à frente de uma série de ações de revitalização na região e prosseguirá com o trabalho de manutenção. “Monumentos de maior porte, como os de Pedro Álvares Cabral e Marechal Deodoro, serão restaurados ainda este ano em contratos separados, que estão em processo de licitação, pois priorizamos os grandes monumentos relacionados ao bicentenário da Independência”, explicou a secretária de Conservação, Anna Laura Secco.

A atuação ocorrerá em 12 áreas, abrangendo locais como a Avenida Beira-Mar e o Largo da Glória. O recapeamento nas principais vias de circulação no entorno do bairro garantirá o acesso a áreas históricas e turísticas da região. Serão recuperados ainda pisos em pedras portuguesas e cimento, além de reposição de grelhas e tampões. Vai ocorrer também a restauração de monumentos de menor porte, como os que ficam dentro da Praça Paris e o busto do Cardeal Arcoverde, instalado na Rua do Catete.

A Secretaria de Turismo escolheu a Glória para sediar o seu Laboratório de Turismo, o LabTur, uma incubadora de incentivo à inovação no setor turístico carioca, que funcionará na ESPM. O programa também prevê a implantação de uma central de monitoramento turístico da Glória na sede da secretaria, na Cidade Nova. Por meio de câmeras do COR, será possível acompanhar a movimentação de turistas na região, assim como de eventos realizados no local. A Prefeitura, por meio da Parceria Público-Privada (PPP) com o consórcio Smart Luz, vai garantir mais câmeras na região, com o objetivo de identificar necessidades, corrigir e aprimorar os serviços do município.

“Fico muito satisfeito de ver essa interação com a sociedade civil, a comunidade precisa se sentir parte de projetos como esse. Quero colocar a Prefeitura à disposição para outros programas dessa mesma natureza, para que possamos olhar para os nossos bairros sob o ponto de vista histórico-cultural, como aqui na Glória. É a partir desse olhar que vamos poder ressignificar a nossa identidade, o nosso pertencimento, que é o sentido de todos nós sermos cariocas e nos orgulharmos tanto de nossa cidade” disse o secretário de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero, que também participou do evento.

A Guarda Municipal vai manter uma viatura 24h na Praça Paris, para garantir a segurança do local. A Rioluz instalou 504 pontos de LED para modernizar a iluminação do local.  E a Comlurb segue com sua atuação na Glória, com varrição diária, coleta domiciliar, lavagem de ruas e manejos de árvores.

“O turismo é essencial para a economia da cidade. Temos muito a fazer, mas é simbólico que esse primeiro passo seja dado no histórico bairro da Glória. Essa iniciativa se junta a outras da Prefeitura para revitalizar a região. Depois de anos de abandono, o Hotel Glória finalmente está sendo recuperado, após licença concedida pela nossa secretaria, para abrigar moradias de alto padrão e comércio, ajudando a levar ainda mais movimento e vida para o bairro”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, que acompanhou a apresentação do programa Dias de Glória.