MULHERES ARTISTAS

O Museu do Ingá, em Niterói, está mantendo a exposição gratuita “Múltiplos Olhares: Mulheres Artistas nas Coleções FUNARJ”. E não é para menos. Ela é nada mais do que a união de acervos dos espaços da FUNARJ. São 152 obras de uma centena de mulheres artistas constantes nos acervos dos espaços da FUNARJ – além do Ingá (incluída aqui a Coleção Banerj), o Museu Antonio Parreiras, a Casa da Marquesa de Santos – Museu da Moda Brasileira, o Museu Carmen Miranda e a Casa de Cultura Laura Alvim–, vindas de variadas partes do Brasil e selecionadas por suas contribuições históricas à arte brasileira.

São trabalhos de diversas escolas e épocas, feitos em diferentes formatos: tapeçaria, pintura, cerâmica, gravura, trançado e escultura. Um trabalho coletivo unindo artes visuais e cultura popular, tudo organizado em núcleos, como “Fabulações”, “Trabalho”, “Paisagem, Paisagens”, “Tormenta”, “Festa”, “Mulheres Absortas”. A mostra inclui obras de Maria Graham, Lúcia Laguna e Rosana Paulino, assim como as de nomes fundamentais da arte no Brasil, como Tarsila do Amaral, Djanira e Anita Malfatti.

A curadoria colaborativa é de Ana Cavalcanti (Escola de Belas Artes/UFRJ), Ana Pessoa (Fundação Casa de Rui Barbosa) e Janaina Melo (Escola de Artes Visuais do Parque Lage), com concepção e coordenação geral de Douglas Fasolato, Coordenador de Museus da FUNARJ.