COISAS NOSSAS

A escola de teatro “O Tablado” agora é patrimônio cultural e imaterial do estado do Rio de Janeiro. O governador Cláudio Castro sancionou a Lei n° 9.479/21, de autoria do deputado Noel de Carvalho (PSDB), que já foi publicada no Diário Oficial. “O Tablado é um símbolo de resistência porque conseguiu consolidar-se como uma das marcas da nossa cultura, cada vez mais relegada a segundo plano. E temos a sorte de tê-lo em nosso estado”, afirmou o parlamentar.

Teatro O Tablado, ou simplesmente, “o Tablado” é localizado no Jardim Botânico, na Zona Sul da cidade do Rio, e foi fundado em 1951, pela escritora e dramaturga brasileira Maria Clara Machado. A escola já formou mais de cinco mil profissionais em artes cênicas. Inicialmente foi uma companhia de teatro amador, com uma pequena estrutura utilizada para seus ensaios, que mais tarde se transformou num grande centro de formação de atores.

Para muitos críticos, a companhia ajudou a modernizar o teatro no Brasil. Apresentava-se para todos os públicos, mas sua especialidade eram peças infantis, a maioria autoria de sua criadora, que desenvolvia textos e montagens de altíssima qualidade, até hoje encenados, como “Pluft, o Fantasminha”. O Tablado formou gerações de atores, como Jacqueline Laurence, Marieta Severo, Hildegard Angel, Nora Esteves e Djenane Machado. Maria Clara Machado gerenciou todas as aulas até sua morte, em 2001.

Próximo
DATA QUERIDA