O poeta italiano Dante Alighieri ganhou uma homenagem especial no Rio de Janeiro quando se completam 700 anos de sua morte. Trata-se da exposição Dante…Vale, que usa a sátira dos mestres do carnaval de Viareggio para exaltar A Divina Comédia, uma das obras literárias mais famosas do mundo. Promovida pelo Consulado-Geral da Itália no Rio, a mostra Dante Vale irá ocupar o Salão Nobre Palácio Tiradentes por três meses. Ela ficará em cartaz até o dia 15 de janeiro do ano que vem.
A épica obra de Dante é retratada na exposição por meio de 17 esboços originais de carros alegóricos que desfilaram em diferentes edições do carnaval de Viareggio, cidade italiana na região da Toscana com 148 anos de tradição da festa popular.
De forma satírica, as obras carnavalescas de Viareggio imprimem uma releitura moderna, com apelo político e social, do inferno, purgatório e paraíso dantescos narrados no célebre livro que, há sete séculos, inspira gerações de artistas no mundo inteiro.
Dante Alighieri é reverenciado na Itália como o “Poeta Supremo” por causa da sua obra-prima, que contribuiu para o nascimento da língua italiana. A literatura medieval era escrita em latim, mas ele escolheu o dialeto toscano para redigir A Divina Comédia, lançando assim as bases do italiano moderno.
O sucesso da obra inspirou outros autores da Idade Média, como Petrarca e Boccaccio, a também utilizarem o dialeto toscano. Por conta disso, Dante é reconhecido como o pai da língua italiana.
A entidade criada para difundir a língua e a cultura italiana mundialmente foi batizada Sociedade Dante Alighieri. Atualmente, a Itália planeja instalar em Florença, cidade natal do poeta, o Museu da Língua Italiana.
Serviço
Mostra Dante Vale
Onde: Salão Nobre do Palácio Tiradentes, – Rua Primeiro de março, s/n – Praça XV – Centro do Rio
Quando: Atè o dia 15 de Janeiro 2022
De segunda a sexta das 10h às 17h Sábados das 10h às 12h
Mais informações : www.dantevale.com.br