Faça chuva ou faça sol neste finde, listamos aqui cinco dicas de programas para que você aos poucos, e respeitando os protocolos sanitários de distanciamento social, comece devagar, devagarinho a sair da toca e retomar a vida social. E hoje não tem desculpa, tem até chope grátis na festa de reabertura do Amarelinho da Cinelândia. Mas se o plano não agradar, sugerimos algumas outras opções para dar mais sabor ao seu fim de semana, passando por brunchs, bistrôs franceses espertos, pizzarias e até uma opção para aquele seu flerte vegan. Aproveite!
Amarelinho da Cinelândia – É a famosa boa do dia. Após um ano e dois meses de portas fechadas, o tradicionalíssimo restaurante Amarelinho, na Cinelândia, reabre hoje em grande estilo, com direito a roda de samba comandada por Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador, a partir das 14 horas. E chope liberado até às 18h! É a retomada de uma casa que completa 100 anos em 2021 e faz parte da história política e cultural do Rio de Janeiro. O tradicional estabelecimento foi comprado pelos donos da rede de bares Belmonte. Entre as reformas, eles modernizaram toda a cozinha do Amarelinho e ampliaram a estrutura do local, com novos banheiros adaptados e mais espaço de circulação. Mas garantem, nenhuma característica marcante do conhecido ponto de encontro da boemia carioca foi alterado.
ENDEREÇO: Praça Floriano, 55 – B – Centro, Cinelândia.
Bistrô da Casa – Uma das melhores dicas para um brunch de sábado _ se não chover é claro. No alto da ladeira da Glória, pertinho da igreja do bairro, um antigo casarão do século XVIII, totalmente reformado, abriga o Bistrô da Casa. O imóvel passou um ano sendo restaurado. O piso do pinho-de-riga e peroba foi aproveitado para fazer os tampos das mesas do bistrô, que tem janelões voltados para as mesinhas, com ombrellones, em volta da piscina, além do belíssimo jardim, cheio de árvores centenárias. O cardápio vem na prancha de madeira, e a comida, em peças de pedra sabão, cerâmicas ou tábuas. Preços camaradas e cozinha boa e descomplicada.
ENDEREÇO: Ladeira da Glória, 98 – Glória – 96585-5546. Seg a sex, do meio-dia às 15h. Sáb, das 10h às 15h (brunch).
Le Pulê – Seguindo o padrão de qualidade de seu outro restaurante na mesma rua, o Canastra, o Pulê tem cardápio com opções reduzidas, mas todas ótimas. O nome Pulê vem do francês Poulet que significa frango, ou seja, não dá para ficar na dúvida sobre qual é carro chefe da casa: frango assado. Restaurante de alta qualidade e diversas opções, com preço justo para o local e ambiente acolhedor. Cardápio com opções breves e descomplicadas. O balcão rasgado na rua, os já famosos azulejos de metrô inglês nas paredes e uma cortina de samambaias e outras plantas alegrando o ambiente além de muita madeira e mesas de mármore são um cartão de visita e tanto. O local é pequeno e dependendo do horário tem mesmo que aguardar. A carta de coquetéis é completa, com boas opções também de vinho em taça.
ENDEREÇO: Rua Jangadeiros 10, Ipanema —2523-2466. Ter a sáb, do meio-dia à meia-noite. Dom, das 11h às 22h. Seg, do meio-dia às 17h.
Coltivi – Se a opção for uma pizzaria, esta casa em Botafogo, com pátio aberto e palmeira imperial, é uma feliz combinação de acertos. No comando da casa (uma curiosidade: o imóvel pertence ao ator Marco Nanini), o italiano Piero Zolin, que participou da criação em Trancoso do Uxua, pequeno hotel de luxo entre os mais espetaculares do Brasil, o nissei Meguru Baba (que veio do D.O.M. de Alex Atala) e o barman Max Leoncio. Piero foi com Meguru até a Università della Pizza, na Itália, para afinarem o conceito. Voltaram de lá decididos a usarem só farinha e tomates importados e fazerem massas de fermentação natural que levam até 48 para ficarem prontas para assar. Não perca a torta de chocolate na sobremesa!
ENDEREÇO: Rua Conde de Irajá 53, Botafogo — 96532-5353. Dom a qui, das 18h à meia-noite. Sex e sáb, das 18h à 1h.
Teva – Inaugurado em 2016 em Ipanema, o Teva, apesar de ser um restaurante vegano, se apresenta como um “restaurante de vegetais”, fazendo assim com que as pessoas que costumam ter uma certa resistência contra a comida vegana, também frequentem o espaço. O Teva Ipanema, além de servir alimentos veganos, é o único restaurante brasileiro a possuir o título de empresa B, ou seja, que visa como modelo de negócios o desenvolvimento social e ambiental. Daniel, o dono do restaurante, possui um perfil engajado. Antes de abrir o Teva, participou da fundação da ONG Move Rio e do movimento Rio Eu Amo Eu Cuido. O Teva usa alimentos frescos, orgânicos, não-industrializados, sazonais e produzidos localmente. No restaurante não existem garrafas PET, nem canudos descartáveis.
ENDEREÇO: Avenida Henrique Dumont, 110 – Loja B – Ipanema – 3253-1355. De terça a sexta, das 11:30hs às 22hs. E, aos sábados e domingos, das 12hs às 22hs.