Pintou novidade na Veneza Carioca, o arquipélago de 10 ilhas na Lagoa de Marapendi, no comecinho da Barra da Tijuca. Foi inaugurado no dia sete de janeiro mais um restaurante de frutos do mar de primeiríssima qualidade. Trata-se do Ocyá do chef e pescador capixaba Geroni Moathuel. “Fui criado em Vitória-ES, onde me profissionalizei em gastronomia e tive meu primeiro contato com o mar, lugar onde aprendi a lidar com peixes e frutos do mar. Minha adolescência foi em frente a praia mergulhando, pescando e surfando”, conta ele.
Segundo o chef, o grande propósito do OCYÁ é ressignificar a relação entre ser humano e natureza com práticas conscientes e conectar vocês ao mundo do mar e à pesca local seletiva, prática enraizada nas comunidades locais, inundadas de história, tradições e riqueza cultural.
Comece sua experiência por qualquer um dos oito aperitivos apresentados no cardápio. Uma dica é o pão de alho com camarão, assado na brasa, com queijo e farofa de panko, que mostra a importância de se saber fazer um bom caldo. Na sequência, peça a linguiça de peixe com urucum feito no próprio restaurante.
Uma das atrações da casa é o atum maturado por 11 dias. Ele pode ser servido na forma de sashimis grossos, ou em tartare, seguindo a técnica japonesa de rapar com a colher. É lindo e saboroso. Melhor do que ele, só o dourado maturado, com escama serrada, de modo a preservar a pele, a textura e a gordura do peixe. À mesa chega um vistoso retângulo prensado para ganhar uniformidade e beleza. A pele é crocante, e a carne lembra a textura dos sashimis. Acompanha uma farofa fria, receita da avó de Geroni.
Serviço:
Endereço: Ilha Primeira – Barra da Tijuca
Tel: (21) 99397-8371
Reservas: ocya.com.br