RIO GANHA UM BAR DE OSTRAS DE RESPONSA

Onde o Rio de Janeiro tem história, tem beleza, tem natureza e um agradável espaço ao ar livre (que o carioca merece), tem também um menu autoral que mistura clássicos com comfort food. O Bistrô da Casa completou três anos em janeiro de 2023. E é um verdadeiro presente para a Cidade Maravilhosa. Ele resistiu à pandemia e reabriu com as árvores ainda mais frondosas e com a piscina ainda mais convidativa. Nunca foi tão bom degustar pratos bem-feitos num espaço aberto.

Localizado na Casa da Glória – uma belíssima mansão do período colonial, reformada e reinaugurada no final de 2019, no alto da ladeira da Glória, o Bistrô da Casa é comandado por Christiano Ramalho. O chef se dedica à gastronomia profissional desde 2005. Tem passagens pelo Grupo Troisgros (66 Bistrô e CT Trattorie), e pela cozinha de Roberta Sudbrack. Ele também estagiou na renomada Maison Troisgros, um dos mais antigos três estrelas Michelin, em Roanne, na França. Em sua cozinha, Christiano privilegia insumos sazonais e de qualidade, com destaque para os que são fornecidos por produtores que respeitam a natureza.

Novas criações acabam de entrar no cardápio. Destacam-se o polvo grelhado com risoto de sementes e saladinha de tomate, o carpaccio de polvo com limão siciliano confit e maionese de abacate, a paleta de cordeiro assada lentamente com orecchiette com fonduta de cogumelos e o papardelle fresco de camarões com bisque oriental.

Outra novidade durante os finais de semana de fevereiro é o Bar de Ostras com variedade de tamanhos da iguaria que vêm de diferentes lugares. As de Cananéia, São Paulo, são nos tamanhos médio e grande, já as catarinenses de Palhoça e de Barra do Sul são babies e grandes. Elas podem e devem (!) ser apreciadas com espumantes nacionais que passaram por seleção criteriosa de pequenas vinícolas para melhor harmonização.

O Bistrô da Casa oferece aos finais de semana o já famoso café da manhã à beira da piscina. E para acompanhar a programação cultural da Casa da Glória, há a seção Sunset food com comidinhas e sanduíches. A coxinha de pato é empanada com miolo de pão, a empadinha de camarão com muito catupiry é um sucesso, bem como o croquete de costela Angus acompanhado de mostarda da casa. Opções veganas e vegetarianas são oferecidas nas diferentes seções do cardápio. O criativo cheddar vegan burguer é um hambúrguer de grão de bico, com cheddar vegano, cebola no Shoyu e batata rústica. E um dos combos do café da manhã dedicado aos veganos tem queijo de castanha de caju, pão de fermentação natural, panqueca de grão de bico, salada de frutas, chia, granola da casa e melaço.

Dois bartenders de uma nova geração da cidade, Raquel Freitas e Henrique Andrade, criador da carta de drinques, servem 12 autorais e 29 clássicos. Criações como o Rio Catete – Gin, Redução de Tangerina com Abacaxi e Especiarias, Siciliano e Tônica e o MAM – Vodka, Aperitivo Italiano Vermelho, Coulli de Morango, Tahiti e Espuma de Gengibre refrescam o final do dia de qualquer um. O Carambola Sour Bourbon é feito com a fruta tirada do pé ali mesmo. Ele leva calda de açúcar, Taiti, clara de ovo e angostura.

Um lugar para curtir com os amigos, família ou de uma companhia romântica para desfrutar dos encontros, de drinques bem-preparados, de boa comida e do clima da cidade carioca.