Quando o saudoso bar Hipódromo, no coração do Baixo Gávea, baixou de vez as suas portas, o colunista de O Globo Leo Aversa foi preciso: “foi como se fechassem a Casa Colombo da minha geração”. O ponto foi ocupado pelo Brewteco, que manteve parte da equipe e, aos poucos, foi arduamente reconquistando parte do antigo público. Mas fato é que o BG de hoje não tem mais o perfil jovial do passado e suas “Segundas sem lei”. Surgiram novas casas, com novas atrações e cardápios. E com tudo isso a região agora se prepara para ficar ainda mais charmosa com o BG Arte Jazz: festival gratuito que estreia no dia 12 de novembro, e é uma gostosa mistura de “comida, diversão e arte”.
A Praça Santos Dumont será transformada em uma grande galeria a céu aberto, com obras expostas das principais galerias do bairro: galeria Anita Schwarts, Galeria Movimento e a Danielian Galeria. Já no palco, montado na praça, estão previstas atrações como o Quarteto Fred Rios, Tunico e Banda, Fred Chico e os DJs Davi e Nepal. Haverá também uma feira de ingredientes e acessórios para os foodies, como as latas de vinho da Vivant, ou os famosos pingentes de taças de vinho e equipamentos da Bacchus.
Já os bares e restaurantes do Polo Gastronômico da Gavea, liderados por Pamela Cancela, Ricardo Rebello, Andreia Musa e Pedro Peixoto, vão preparar menu especial para o evento, que rola das 13h às 22h. Entre eles estão os v Guimas e Sushimar, juntamente com os novatos Breweco e Guita Bistrô.