O MESTRE DAS CARNES

Ele faz parte da lista de maiores inimigos dos veganos. Mas os amantes das carnes não estão nem aí. Dario Cecchini é nada mais, nada menos, que o açougueiro mais famoso da Toscana. E alguns sustentam que até da Itália. Embora chamá-lo de açougueiro, pareça de certa maneira, minimizar sua habilidade como um verdadeiro mestre das carnes, representante da oitava geração de uma família de açougueiros que vêm atravessando séculos no mesmo endereço, no pequeno vilarejo de Panzano, no Chianti, onde seu restaurante, Officina della Bistecca, serve um famoso menu degustação, a 50 euros (com vinho incluído). Agora, para comemorar os 18 primeiros anos do Pobre Juan, ele virá ao Rio entre os dias 18 e 20 de agosto, para oferecer um menu degustação a partir da bobagem de R$ 520 por pessoa.

“Nós vamos reproduzir o cardápio que o Dario executa na Officina. Mas eu dei um toque especial, com alguns elementos, para mostrar que a gente tem essa conexão com o fogo. Usei uma emulsão defumada. No carpaccio, por exemplo, farei uma emulsão de vitelo tonnato. E, para a sobremesa, teremos um sorvete de carvão”, conta a chef-executiva do Pobre Juan, Priscila Deus.

A experiência ficou definida da seguinte maneira:

In Tavola: Pane Toscano (pão tipicamente toscano); Profumo del Chianti (Sal especial da Antica Macelleria Cecchini); Pinzimonio dell’orto (Vegetatis para mergulhar no azeite); Porchetta (Barriga de porco recheada)

Accoglienza: Chianti crudo (Steak tartare, lâmina de guanciale, pão de carvão e maionese defumada); Carpaccio di Culo Tonato (Carne selada, servida fatiada com emulsão de atum confitado e mini alcaparras).

Menu Officina: Etrusco (Tomahawk – lombo bovino com osso); Costata alla Fiorentina (Bifes Ancho e de Chorizo com osso); Bistecca alla Fiorentina (Corte mundialmente famoso da Antica Macelleria Cecchini, tirado do blife de Chorizo, filé mignon e alcatra); com a salada de feijão branco, as batatas e a manteiga

Per finire: Torta All’olio Servida com pinolis, raspas de laranja, praliné de amêndoas, calda de laranja kinkan e sorvete de carvão.

“Il Giro di Dario” termina dia 20 de agosto, com um festival ao ar livre. Parte do estacionamento ao restaurante será transformado numa espécie de feira de rua, inspirada em Panzano, com sete stands com comidas e bebidas, escolhidas com a curadoria da chef Priscila Deus.

Serviço:

Pobre Juan

Shopping Village Mall

Av. das Américas, 3900 – Loja 301 – Barra