O CACHORRO-QUENTE DE UM METRO

Pintou mais um sucesso entre as comidas de rua cariocas. Principalmente para os apreciadores da gastronomia ogra, que para quem ainda não sabe, é aquela que se resume a enormes quantidades de comida e pouco apelo gourmet. Depois da Batata Frita de Marechal Hermes se consolidar com um verdadeiro patrimônio do subúrbio carioca, outra iguaria vem chamando atenção. É o Hot Dog do Francisco, um sucesso na Taquara, Zona Oeste do Rio, que tem atraído gente dos quatro cantos da cidade.

O criador do gigantesco sanduíche, Francisco Ferreira, já estagiou no estrelado Maní Manioca, da chef Helena Rizzo, em São Paulo e foi lá, segundo ele, que aprimorou seus conhecimentos sobre sanduíches artesanais e a ideia de criar uma carrocinha de guloseimas como hot dogs e hambúrgueres diferenciados.  No “cardápio” do Francisco figuram o alho burger, no pão de brioche, maionese de alho, queijo, alho tostado e bacon e o sanduba de pernil com queijo gratinado e palha de aipim, entre outros.

Francisco e seu hot dog gigante

A grande atração da casa serve até três pessoas. Em uma baguete de parmesão de 90 cm (para ser preciso), metade é recheada de maionese de alho, linguiça suína defumada, barbecue, bacon e queijo gratinado no no maçarico, numa metade, e, na outra, tudo isso, mas, no lugar do barbecue, entra em cena o cheddar cremoso. A invenção sai pela bobagem R$ 70,00. Quem preferir uma versão mais modesta encontra o sanduba na versão tradicional de 20 centímetros. Mas não fique impressionado. Uma lanchonete em Curitiba oferece também um cachorro-quente gigante de 1,5 metro.

Estes cachorros-quentes estão efetivamente em cardápio. Não são aqueles sanduíches feitos por pura exibição ou para cavar uma vaga no Guinnes Book of Records. Neste caso, o maior hot dog do Brasil foi cozinhado em 2007 na cidade de Quatro Barras, no Paraná. Tinha 8,72 metros de comprimento e pesava 91,15 quilos. Já o campeão mundial, foi fabricado nos Estados Unidos pela empresa Juicy’s Outlaw Grill em 2014: tinha 57 quilogramas, dos quais 23 quilogramas só de salsicha. Como se vê, existe gosto e estômago para tudo.

SERVIÇO:

Avenida dos Mananciais (em frente ao número 983), Taquara.

De quinta a domingo, a partir das 19h