NASCE UM NOVO PÓLO GASTRONÔMICO NA CIDADE

Um mistério de mais de 20 anos começa a ser revelado. E ao que parece, com um final feliz para a cidade, em especial, para a região do Centro. Em uma iniciativa pilotada pelo Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário, que ao longo dos anos comprou diversos imóveis na Rua da Carioca, e pela Sergio Castro Imóveis, a região deverá se tornar um polo gastronômico e de diversão. O primeiro empreendimento já está acertado: será uma filial do badalado Capitu, que já funciona no Shopping Paço do Ouvidor, na Galeria Andradas 21 e com matriz na rua do Mercado, esquina de rua Ouvidor, onde ocupa dois imensos sobrados tombados pelo Iphan que foram restaurados à perfeição pelo restaurateur Renan Ferreira, que promove noites de samba que tem enchido todos os locais onde estabelece seu negócio.

É o primeiro restaurante a abrir na rua em décadas. Além de música, a gastronomia e os drinks de espírito carioquíssimo do Capitu têm atraído centenas de frequentadores até mesmo aos sábados. Segundo Renan Ferreira, a inauguração do Capitu da Rua da Carioca deve ocorrer até o fim de agosto, no número 11, juntinho ao largo do mesmo nome. Mas para entender a dimensão da importância dessa notícia, é preciso voltar um pouco no tempo.

Há alguns anos grande parte dos imóveis da Venerável Ordem Terceira (uma associação de fiéis católicos, mas que não é parte integrante da Igreja Católica Romana) foram vendidos ao Opportunity, após a ordem ter contraído um empréstimo junto a um outro banco, e estar com dificuldade de saldar as dívidas. Assim, o atual proprietário adquiriu quase todas as lojas do lado ímpar da rua da Carioca, que à época eram alugados pela instituição a preços simbólicos a inquilinos antigos e novos, em dissonância com os valores de aluguel praticados no restante do Centro.

Foi uma desgraceira danada no primeiro momento. De simbólicos, os aluguéis passaram a praticar valores de mercado. Alguns dobraram de preço. E assim lojas históricas como a Mala de Ouro, especializada em artigos finos para viagem, e que funcionou por mais de quatro décadas no número 19, baixou as portas de vez em 2014. No mesmo ano, o aumento do aluguel encerrou as atividades da Guitarra de Prata, fundada em 1887 no casarão de número 37, que ao longo de sua história contou com clientes como Dorival Caymmi, Nelson Gonçalves e Pixinguinha, entre muitos outros. A Guitarra de Prata se mantém hoje como um e-commerce.

Os anos foram passando e ninguém entendia o que um dos maiores fundos de investimento do país pretendia fechando lojas históricas e fazendo da Carioca aos poucos uma rua quase fantasma. O Opportunity alugou algumas lojas para a Caixa Econômica Federal, mas numa iniciativa que teria partido de apelos da prefeitura, a ideia do fundo é promover a locação com prazos de carência maiores que o habitual, para possibilitar que negócios efetivamente aconteçam e a rua recupere o movimento.

A Sergio Castro imobiliária mandou confeccionar placas de “aluga-se” em estilo retrô, em madeira, e colocou em todos os imóveis vazios da histórica rua de comércio, e está prospectando inquilinos comerciantes para a região. A ideia seria dar esses prazos de carência maiores apenas para negócios que atraiam pessoas, passantes e mais frequentadores para a rua da Carioca.

“O Capitu se comprometeu a realizar eventos musicais para atrair pessoas pro local, e isso sensibilizou o Fundo”, disse Wilton Alves, diretor de locações da imobiliária quase centenária. Segundo ele, todos que tiverem interesse em investir na rua, com negócios que atraiam pessoas para o local, terão da empresa e do próprio proprietário a boa vontade de analisar propostas que levem em conta a dificuldade inicial de se instalar num ponto cujo movimento começa a aumentar só agora. Segundo Wilton, já existem negociações com uma grande choperia, uma hamburgueria e um outro bar. E com o arrefecimento da pandemia, tem recebido cada vez mais visitas e atendimentos de interessados em abrir negócios por ali. Como diz o colunista daquele grande jornal carioca, vamos torcer para a Carioca retomar seus bons e movimentados tempos.

Para alugar lojas na rua da Carioca:

Sergio Castro Imóveis – 21-2272-4422

wilton.alves@sergiocastro.com.br

Com informações do Diário do Rio