O bairro da Taquara, na Zona Oeste, está virando uma espécie de Itu carioca. Além do cachorro-quente de um metro, tem agora à disposição da freguesia nada mais, nada menos, que a maior pizza do Brasil, com fatias de 90 centímetros e que, inteiras, servem bem a 15 pessoas. A pizza pode ter sido criada na Itália, mas ganhou o coração do brasileiro de um jeito especial. Nós produzimos 1 milhão de pizzas por dia, segundo a Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo, que afirma também que a capital paulista só perde para Nova York no consumo do prato. E como se vê, além, de degustar o prato com frequência, também podemos dizer que somos criativos na produção da iguaria. Os cariocas Felippe Dias, Leandro Dias e Tássia Lima, por exemplo, são os donos da Elephant, pizzaria que se especializou em fazer e entregar pizzas de 90 cm.
A sociedade surgiu quando Dias propôs aos familiares que investissem juntos na abertura de uma pizzaria. Com experiência de três anos como gerente no ramo, ele queria abrir o próprio negócio. A cunhada Tássia é formada em psicologia e sempre trabalhou na área de recrutamento para empresas, enquanto o irmão Leandro seguia carreira militar. “Temos perfis diferentes e isso explica o sucesso da sociedade. Atuamos em cima das falhas dos outros”, afirma Lima.
Para se destacar, o trio decidiu investir em um diferencial peculiar: entregar a maior pizza do Brasil. A pizzaria onde Felippe trabalhou anteriormente já vendia a iguaria em tamanhos maiores do que os tradicionais, mas em operação de restaurante. “Fazer qualquer um pode fazer. Mas como entregar o improvável? Como levar até a casa do cliente de forma rápida, para chegar ainda quente, com a mesma proposta da pizza tradicional?”, relembra a empreendedora.
Para superar o recorde de 80 cm que encontraram e colocar no mercado a pizza de 90 cm para delivery, os sócios precisaram fazer diferentes adaptações em equipamentos e maquinário. Eles participaram de feiras em diferentes estados para encontrar fornecedores para desenvolver forno especial e embalagens. Tanto a mesa para produção das pizzas quanto o baú para os motoboys levarem os pedidos foram desenhados e fabricados pelos empreendedores. Em breve, as pizzas serão levadas em uma pequena carreta, com capacidade para até 10 pizzas entre 70 cm e 90 cm.
Investindo no inusitado, a Elephant conquistou um público especial: segundo a empreendedora, eles receberam muitas encomendas para eventos por causa do custo-benefício. As pizzas servem até 15 pessoas e podem ser divididas em quatro sabores. O refrigerante é cortesia. Além da mega pizza, eles também trabalham com tamanhos menores: 25 cm, 35 cm, 45 cm e 70 cm. Em 2021, o faturamento anual das três lojas, localizadas no Rio de Janeiro, somou R$ 3,5 milhões.
O próximo passo é a expansão por franquias. Os sócios terminaram a formatação em dezembro do ano passado. A ideia é poder conseguir ter tempo para se afastar da operação do dia a dia e investir no crescimento da marca com mais cuidado. “Como ser humano, era inviável nos dividir em três lojas e doar tanto. A qualidade ia cair, estava pesando no trabalho. Com o capital, vamos reinvestir no negócio: novos sabores e produtos, homologar mais fornecedores e aumentar a pizza”, afirma. Haja apetite!!
*Com informações do site EGPN