Néli Pereira, jornalista, mixologista e pesquisadora de brasilidades, dedicou 10 anos em pesquisas para desbravar os botânicos nativos pouco usados na coquetelaria brasileira, mas bastante exaltados na nossa cultura popular com as garrafadas e elixires. O resultado é “Da Botica ao Boteco — Plantas, garrafadas e a coquetelaria brasileira” (R$ 59,90 EstúDio Arado). De forma leve e descomplicada, como Néli já mostra em seus vídeos no Instagram, o livro é um portal para quem está disposto a conhecer ingredientes e técnicas pouco utilizados nos bares, como ervas, cascas, raízes, frutas e plantas em um pote de vidro com plantas submersas em álcool. São ingredientes como jucá, urucum, milome, boldo, carqueja, butiá, mastruz, catuaba e jurubeba. Como ela mesma diz na publicação: “menos grapefruit, mais jurubeba”.
Em seu livro, Néli nos leva em uma divertida viagem pela história dos drinques até se tornarem o que conhecemos hoje. Desde remédios desenvolvidos para reis e faraós, descobrimos as técnicas para ativar princípios ativos que já serviram para cura e hoje adicionam sabor aos coquetéis alcoólicos. Sempre questionadora Néli mostra como saberes ancestrais se tornaram produtos comerciais e como usos medicinais viraram um passo a passo para um bom drink.
“É preciso reconhecer uma cultura para defendê-la”, diz Néli, incentivadora das garrafadas. Amplamente utilizadas na medicina popular, são uma ferramenta importante para aprender a utilizar, misturar e retirar não apenas princípios ativos, mas sabor das plantas. Mais do que apresentar uma nova gama de possibilidades no bar, Néli instiga os leitores a embarcarem em suas próprias aventuras com receitas ao longo do livro, como a garrafada de carqueja. “A bebida é amarguinha, bem herbácea e um pouco floral. Serve para beber sozinha ou pode ser usada em coquetéis. Sem fins medicinais, claro”.
GARRAFADA DE CARQUEJA:
Ingredientes:
20 g de carqueja fresca ou 10 g de carqueja seca
10 g de flores secas de madressilva 5 g de macela
5 g de jasmim
10 g de hortelã fresca ou seca
500 ml de cachaça branca ou vodca 100 ml de xarope de mel
Modo de preparo:
Em um pote de conserva hermético e previamente higienizado, coloque os ingredientes. Deixe macerando por sete dias. Coe a mistura. Engarrafe. Validade indeterminada.