LE BEAUJOLAIS EST ARRIVE!!!

O Beaujolais Nouveau é um vinho francês com uma tradição peculiar: as garrafas de suas novas safras são abertas no mesmo dia no mundo todo. A comemoração – que acontece toda terceira quinta-feira de novembro, e é conhecida como “Le Beaujolais Nouveau est arrivé!” – começou a ser realizada no início do século passado nos bistrôs e restaurantes de Lyon, na França.

Há 12 anos, ele é considerado um dos melhores rótulos do tipo, porém muito desse sucesso vem da publicidade e do furor que é a festa. Há quem diga que o fermentado é de qualidade razoável, feito para ser bebido imediatamente e que adquiriu todo o renome por pura jogada de marketing.

O Beaujolais Nouveau, produzido por Joseph Drouhin, que acaba de chegar aos melhores importadores da praça, não é para ser guardado, pois é um vinho que não dura muito. Seu sabor é frutado, com o aroma de frutas vermelhas – como cassis, cereja, amoras e framboesas. O Beaujolais Nouveau é produzido com a uva Gamay plantada nos vinhedos localizados nas denominações Beaujolais e Beaujolais-Villages, na Borgonha.

A Gamay é uma uva diferente da Pinot Noir, e se dá particularmente bem nos solos de granito. Ela combina uma acidez natural elevada com poucos taninos, dando origem a vinhos de corpo leve e bastante perfumados. Na Borgonha, a uva Gamay é plantada desde o século XIV, sendo a única variedade permitida na produção do Beaujolais Nouveau. Além disso, em Beaujolais, a colheita precisa ser manual, assim como acontece em Champagne.

Por ser lançado no mesmo ano em que as uvas foram colhidas e para mostrar um frutado intenso e cativante, o Beaujolais Nouveau passa por uma fermentação mais breve, conhecida por maceração carbônica. Nesse processo, os cachos inteiros das uvas são cobertos por gás carbônico e, sem a presença de oxigênio, parte do açúcar de dentro dos bagos é transformado em álcool sem necessidade de leveduras. O resultado são vinhos leves e cheios de fruta.

Quando elaborado por um produtor comprometido com a qualidade, como Joseph Drouhin, o Beaujolais Nouveau é um vinho muito saboroso, frutado e macio, feito para ser bebido jovem e ligeiramente resfriado (entre 14ºC e 15ºC), na companhia de aperitivos, frios, saladas e pratos leves.

Este ano, apesar das dificuldades operacionais, as condições climáticas resultaram em pequenas quantidades de ótimos vinhos. O Beaujolais Nouveau 2022 de Drouhin está suculento, repleto de fruta madura e elegante no palato, mas com um delicioso frescor e uma bela e convidativa cor.

O lançamento do Beaujolais Nouveau sempre foi motivo de festa nos bistrôs, restaurantes e brasseries de Lyon, a cidade grande mais próxima da região de Beaujolais. Desde meados do século passado, porém, esse fenômeno local se transformou numa tradição de proporções internacionais, comemorada no mundo todo.