GAJOS D´OURO MUDA DE ENDEREÇO E LANÇA NOVIDADES

Após dois anos da abertura, o restaurante português, Gajos d´Ouro, composto por uma equipe de 34 ex-funcionários do antigo restaurante carioca, Antiquarius, se mudou para um novo endereço, mas ainda no bairro de Ipanema, na rua Anibal de Mendonça, na quadra da praia em um casarão que foi do árabe Elias.

O projeto assinado pelos arquitetos Fábio Barreto e Bruno Martinez, do escritório de arquitetura FAB ARQ+ART, conta com dois andares, bar, lounge, varanda e dois salões, além de uma adega. Um dos destaques do projeto fica logo na entrada, uma fonte decorativa de água com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, a Santa Padroeira de Portugal, que fica numa espécie de hall de entrada.

O casarão ganhou características portuguesas marcantes, como os detalhes em azulejos portugueses, elementos que representam as estruturas de uma parreiras de uvas, esculturas, quadro e objetos de antiguidade. Todos os ambientes são pontuados por iluminação cênica que proporcionam um clima intimista e aconchegante.

“Usamos referências vividas na própria cidade do Porto, viagens que fizemos e nos ajudaram a conhecer bem a materialidade, os hábitos e os propósitos de cada canto do projeto. A estação Ferroviária de Porto, trouxe uma grande inspiração, nas imagens dos azulejos, os arcos reproduzidos em pedra e as cores, que são bem características do local. Podemos falar que a estação de São Bento nos ajudou muito”, diz Fábio Barreto.

Em comemoração, estreiam 14 pratos no novo endereço do Gajos d´Ouro, dentre eles, o tradicional cozido português como petisco; o carpaccio de salmão defumado com pêssego, endro e blinis de caviar; caldo de mariscos Vila Real, à base de vinho branco, azeite, alho, lula, vôngole, vieira e coentro; e a Salada Caeser de Bacalhau.