DEMOCRATIZAÇÃO DO SORVETE

Ele começou sofisticado, despiu-se de preconceitos e nos barracos da cidade encontrou ainda mais sucesso. Estamos falando do gelato produzido pelo ex-sommelier Andrea Panzacchi no Vero de Ipanema e que desembarcou no Complexo da Maré com o nome OH Italiano. Andrea é mais um daqueles casos de gringos que se apaixonam pela Cidade Maravilhosa na primeira visita. Mas ele lembra de comentar com amigos que, na época, em plena virada do século, sofria por praticamente não encontrar sorvetes artesanais decentes numa cidade que parece ter apenas duas estações no ano: a quente e a muito quente. Ele logo sacou a oportunidade, que tinha tudo para dar certo a partir do uso de frutas brasileiríssimas e sobremesas tradicionais, como o pé de moleque ou a cocada).

Andrea voltou para a Itália e estudou na Carpigiani Gelato University, fundada em 2003 perto de sua Bolonha natal e que oferece mais de 500 cursos sobre como fazer diferentes tipos de gelato artesanal. Lá os estudantes aprendem diferentes tipos de açúcares e ingredientes diversos e algumas aulas são tão específicas como medir o conteúdo da “relação manteiga-gordura-açúcar”.

Na volta ao Brasil deu origem a Vero, uma pequeníssima lojinha em Ipanema inaugurada no verão de 2010. Conservantes ou quaisquer aditivos químicos jamais entraram na lista de ingredientes da casa, que trabalha com cardápio variável de acordo com as estações e aposta na qualidade, como o pistache (feito a partir de uma pasta de pistache siciliano) e a amarena, uma cereja selvagem oriunda das montanhas italianas. O hype da sorveteria encantou nomes como os chefs Damien Montecer, Roberta Sudbrack e Ludmilla Soeiro.

Dez anos depois Andrea foi tomado por outro comichão. Apesar do sucesso na Zona Sul, por que não democratizar o gelato? Com ajuda do empresário Luís Lago ele já abriu dois endereços no Complexo da Maré e pretende abrir mais um nos próximos meses. Lá oferece desde o sorvete de Gorgonzola (um de seus carros-chefes), além de bolas de manga, coco queimado e romeu e julieta com goiabada cascão caseira. Andrea garante que a qualidade é a mesma, o que muda é o preço. Enquanto em Ipanema a menor porção sai a R$ 15, na Maré os copinhos começam em apenas R$ 4.

VERO

Rua Visconde de Pirajá, 229, Ipanema

OH Italiano

Rua Deodoro da Fonseca, 11, Parque União
Rua Iguaperiba, 527, Brás de Pina