Houve um tempo, um longo tempo, onde tudo que os paulistas falavam das pizzas do Rio era verdade. Somente colorindo uma fatia com ketchup vagabundo era possível consumir aquela massa assada estranha com queijo, e outros toppings, genericamente chamada pizza. Até que em 1999, a Capricciosa de Ipanema sentou praça na cidade e o carioca pode finalmente comer pizza de verdade.
Pioneira no conceito de pizzas D.O.C. a casa fechou durante a pandemia, mas está de volta após mudar o visual. A versão 2023 traz um menu mais enxuto, com as principais pizzas e massas, que serão servidas na versão individual e com bordas no estilo napolitano, todas sob consultoria de Pierluigi Russo.
As novidades ficam por conta da massa feita com adição de carvão vegetal e das entradas sem farinha como o Steak Tartare com fritas e o Tartare de Atum com sunomono e aioli defumado. Outra nova opção é o Polvo grelhado com croqueta de batata e creme de tomate. O novo forno, que segue os padrões da AVPN (Associazione Verace Pizza Napoletana), retém mais calor e permite uma finalização mais precisa.
O salão passou por uma repaginada e ganhou tons como o amarelo Milão e paredes com tijolinhos. Os 65 lugares foram distribuídos em cadeiras e sofás. O projeto de rebranding é assinado pela MG Studio Design, o de ambiente pelo arquiteto Ricardo Bruno e a iluminação de Maneco Quinderé.
SERVIÇO:
Capricciosa Ipanema
Endereço: Rua Vinícius de Moraes, 134
Funcionamento: De segunda à Domingo, das 18h à 1h.