Vem coisa boa aí. Os muitos fãs do badalado italiano Grado, considerado por muita gente hoje o melhor restaurante do Rio, vão ganhar em breve uma nova opção, com a assinatura do chef Nello Garaventa. Num chalé centenário da Rua Conde de Irajá, onde funcionava o Ino., as estrelas da casa serão comidas italianas de fogão e panela, ou Padella, que dará nome à nova casa.
Para surpresa de quem acha que gastronomia italiana não vai além de lasanhas e espaguetes. O destaque do novo restaurante serão as carnes utilizadas nas receitas, digamos, pouco usuais. Leia-se: miúdos como língua, fígado, bochecha e rabo. Com elas Nello apresentará pratos populares entre os italianos desde os tempos do Império Romano.
A gastronomia italiana mais tradicional nunca foi a cara Nello, que sempre procurou apresentar uma cozinha mais moderna como se faz hoje em seu país. Apesar de contar com pratos que não consegue tirar do cardápio, como o agnolotti de Javali ou a polenta à milanesa, ele está sempre em busca de novidades. Além de preparar a massa diariamente, é conhecido por às vezes decidir de tarde o que vai oferecer no jantar.
A comida italiana raiz, simples, executada à perfeição e com ingredientes de primeira ainda deu ao Grado o apelido de “restaurante preferido dos chefs” _ um reconhecimento nada desprezível. Entre os “concorrentes” apaixonados estão Ricardo Lapeyre, do Escama e O Alberto Landgraf, do Oteque. A casa também virou point frequente de celebridades, como Chico Buarque e Ed Motta, entre outros.