Hoje, às 17h, os cariocas voltarão a apreciar a varanda da esquina das ruas Belfort Roxo e Ministro Viveiros de Castro, em Copacabana. É a hora da inauguração do Zinga Bar.
“Coisas boas acontecem aqui” diz o letreiro logo na entrada do novo boteco, que ocupa a esquina onde o icônico Alla Zíngara funcionou por quase 50 anos – e fechou durante a pandemia. Agora, o espaço está sob o comando dos novos sócios Orlando e Marisa Oreiro – filhos de um dos fundadores do Zíngara, o Manolo. Os irmãos também estão à frente da centenária Casa Urich, um herói da resistência no Centro do Rio (que, aliás, completa 111 anos em 2024).
Para a alegria da vizinhança, a dupla decidiu manter na parede o clássico painel que lembra o fundo do mar, de autoria desconhecida, uma marca da antiga casa.
Foram muitas as mudanças desde a obra para modernizar as instalações, desde a fundação da casa, até a calçada revitalizada, mais bonita e segura para os clientes. O espaço onde ficava a estufa com as famosas empadas foi repaginado, mas segue firme e forte no lado direito, com mesas bistrô para quem quiser devorar o salgado ali mesmo ou esperar para levar para casa no pós-praia. O sabor está garantido também: Valdinar, cozinheiro responsável pela iguaria desde os tempos do Alla Zíngara segue preparando as empadas de camarão, frango e palmito.
Algumas outras delícias que fizeram a fama do antigo bar foram mantidas, mas com novas receitas do chef consultor Rodrigo Sant’anna. Por exemplo, o croquete de carne, que antes era terceirizado, agora é feito na casa e servido com maionese de salsa. O petisco já estará disponível na inauguração do Zinga Bar, que abre hoje, no final da tarde, com menu e horário reduzidos, neste primeiro mês. A primeira happy hour da novidade, que vai funcionar até o início da madrugada.
Em breve será possível experimentar a nova versão do bife a cavalo, que antes era feito com contrafilé e agora será com chorizo. Servindo bem duas pessoas, o prato acompanha arroz branco, batatas fritas portuguesas, farofa de ovos e dois ovos fritos.
Por agora, os novos e antigos clientes podem provar os petiscos, os sanduíches e as porções do Zinga Bar, além de chopes e coquetéis com a assinatura de Pretinho Cereja. São seis criações exclusivas, o que inclui um drinque chamado Zinga (vodca, abacaxi, triple sec, limão, mel e bitter) e 12 clássicos que não podem faltar em uma boa carta.
SERVIÇO
Zinga Bar: Rua Belfort Roxo 231, esquina com a Rua Ministro Viveiros de Castro – Copacabana.