Começa nesse final de semana a mostra “Todas as Cores”, do artista plástico Toz Viana, no MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói. A exposição com curadoria de Cammila Ferreira tem como personagem principal o Vendedor de Alegria, personagem criado por Toz, representando uma realidade ensolarada, alegre, cheia de vida e alto astral, inspirado nos vendedores ambulantes que circulam pelas praias brasileiras com bolas coloridas. São mais de 20 obras inéditas e uma grande instalação exposta em Paris – “O Vendedor de Alegria”, de cinco metros e mil bolas em sua cabeça, que nunca foi exposta no Brasil, apenas em Paris, em 2015; e para a pintura que cobrirá o pátio externo do MAC. A exposição fica em cartaz até dia 30 de julho.
Quem é carioca ou costuma passear pela cidade com certeza já prestou atenção em algum desenho do artista plástico Toz Viana, dono de um dos traçados que mais se vê no Rio de Janeiro, que, desde os anos 90, alegra e enfeita as paredes e muros através de sua arte cheia de cores.
O baiano, que veio para o Rio de Janeiro ainda adolescente, já conquistou uma série de colecionadores, e hoje, devido à consagração do grafite como obra de arte, mundialmente falando, desejam os traços do movimento em suas paredes.
Para quem não sabe, Toz criou uma famosa família de personagens misturando referências quase universais do grafite, da animação e os mangás japoneses, com seu mundo particular.
Sua produção ganha vida em telas, esculturas, instalações, painéis e muros ao redor do mundo, onde ficam claras as referências às estamparias de tecidos populares no Mercado Modelo e à profusão de cores da Baixa do Sapateiro de sua infância em Salvador.
SERVIÇO
MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói: Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói. Tel.: 2620-2400. Os ingressos são válidos durante o horário de funcionamento do dia da compra e podem ser adquiridos online no site bit.ly/ingressoMACniteroi