A cozinha peruana começou a ganhar o mundo há cerca de 20 anos, quando o chef Gastón Acurio passou a liderar um movimento de valorização das receitas típicas do país, tendo o ceviche como a principal delas. No Brasil, essa onda não demorou a chegar. Em 2013, Oscar Vasquez-Solis criou a Expo Ceviche, no mesmo ano em que seu colega e compatriota Marco Espinoza inaugurou em Botafogo o restaurante Lima, em Botafogo, trazendo uma leva de profissionais, de cozinha, bar e salão, que se espalharam pelo Rio (e o Brasil).
Nos últimos anos, o número de restaurantes peruanos no Rio aumentou muito. De 2018 para cá foram mais de 15 novas casas inauguradas na cidade, segundo dados do Consulado do Peru no Rio de Janeiro.
E, assim, o Rio acabou escolhido para sediar a décima edição da “Expo Ceviche 2023”, em um ano marcante ainda para a gastronomia do país: recentemente o Central, premiado restaurante em Lima, conquistou o título de melhor do mundo, pelo 50th Best, um dos mais relevantes louros da categoria. Pesa ainda mais a indicação pelo fato de que pela primeira vez o campeão não vem do Hemisfério Norte.
Há muito o que celebrar, e a Expo Ceviche acontece no próximo sábado e domingo, nos belos jardins do Palácio do Catete, um dos mais aprazíveis e concorridos lugares para feiras gastronômicas do tipo.
O evento acontece de 12h às 18h, com entrada franca, no sábado e no domingo.
Para quem não sabe, o que é difícil dada a popularidade do prato hoje em dia, o ceviche é um prato à base de peixe cru, marinado em limão, com temperos como pimentas, cebola roxa e coentro, servido com milho crocante e batata-doce amarela, mas que tem quase infinitas variações.
Além dos mais de 25 expositores que vão servir o prato mais famoso do país, junto com outras receitas tradicionais, haverá barracas de artesanato, apresentações culturais e muito Pisco Sour, o drinque nacional do país, e Cusqueña, a cerveja mais vendida.
Estarão presentes os principais restaurantes peruanos do Rio como Lima, Ceviche da Fabi, Sabor Peruano, Cantón, Pisqa, Panka e Ceviche RJ, além da representantes da ‘pastelería’ típica, como La Dulceria, Barraca da Sussy. Entre as iguarias a serem degustadas, além do ceviche, prato principal da culinária peruana, o público também poderá se apreciar pratos como choros a la chalaca (aperitivo com mexilhões), causa rellena (bolo de batata com apimentado recheio, geralmente com carnee ovo), arroz con pollo (risoto de frango), anticuchos (espetinhos de coração bovino), tiraditos (peixe cru, cortado em forma de sashimi, e de aspecto semelhante ao crudo, e carpaccio, em molho picante), lomo saltado (mignon molho de cebola roxa, tomate, shoyu, vinagre salteado em alta temperatura na wok), além de sobremesas como tamales (feitos com farinha de milho), suspiro limeño, alfajores, picarones (rosquinhas peruanas) e as bebidas mais degustadas como o Pisco (aguardente de uvas), Pisco sour (com Pisco, limão, clara de ovo), chilcanos (drink com Pisco e gengibre), chicha morada (refresco feito com milho de cor roxa fervido com especiarias e frutas) e a cerveja peruana Cusqueña.
O evento também terá à disposição dos pais, um espaço kids para entreter as crianças com um playground e atividades recreativas.
SERVIÇO
Expo Ceviche: Palácio do Catete, Rua do Catete 153. Sábado e domingo, de 12h às 18h.