SÍTIO SOLIDÃO LANÇA NOVO QUEIJO: O CREMOSO CHEVROTIN

Chico Junior

Criar um novo queijo não é uma tarefa fácil e nem rápida. Mesmo com as informações e pesquisas que existem sobre os diversos tipos de queijos que há no mundo pode levar anos para uma queijaria incluir em seu portfolio um novo produto.

É o caso que do novo tipo de queijo que o Sítio Solidão, de Miguel Pereira, um dos principais produtores de queijo do estado, lançou no mercado: um tipo chevrotin, feito com leite de cabra.

“Levei muito tempo para acertar esse queijo”, diz Luiz Menezes, proprietário do Sítio Solidão. “Quando saí da Universidade Rural e vim para Miguel Pereira montar o laticínio, isso em 1984, já comecei a trabalhar nele; mas foi só em 2020 que consegui acertar para venda comercial; acho que ficou bom!”, orgulha-se.

“Hoje em dia, com o acesso aos websites ficou bem mais fácil”, prossegue. “Você consegue ter muitas aulas de outras indústrias da Europa e, com a experiência, vai acertando o seu. Antes da internet era na tentativa e erro, demorava muito! O interessante é que, nunca, nenhum laticínio vai ter um queijo igual ao de outro; é como fazer uma feijoada, cada lugar tem seu ponto, sua característica.”

Mas foi só em junho do ano passado, que a inicialmente pequena produção do queijo passou a ser vendida na loja que a queijaria mantém em Miguel Pereira e para particulares. E em abril deste ano passou a ser distribuído para delicatessens do Rio. Em breve estará também na rede de supermercados Zona Sul, que já vende o famoso Minas frescal do Solidão, feito com leite de vaca.

O chevrotin
Originário da França, o chevrotin é um queijo feito com leite de cabra, com uma consistência quase cremosa e uma casca mais durinha, que preserva a massa de sabor inconfundível, ao mesmo tempo refrescante e intensa.

O chevrotin do Solidão tem maturação de 15 dias e dois meses de validade. No primeiro mês, o sabor é mais suave em relação ao segundo mês, mais intenso.

Outros queijos
Além do chevrotin e do Minas frescal, o Solidão produz:
Com leite de ovelha: amanteigado, pecorino fresco, pecorino 180 dias de cura.
Com leite de cabra: curado cremoso, feta, mofo branco e carvão.
Com leite de vaca: meia cura, parmezão fresco, parmezão defumado, grana padano, provolone, muçarela, burrata, curado cremoso e ricota.

SERVIÇO
Instagram: @sitiosolidao
Site: www.sitiosolidao.com.br