Em sua nona edição, a Semana da Cozinha Italiana no Mundo é um evento internacional de promoção da gastronomia do país, que apesar do nome dura 15 dias. A partir de hoje entra na sua última semana, com encerramento previsto para a próxima sexta, dia 29 de novembro. Neste ano, estão celebrando a dieta mediterrânea, a cozinha das raízes e os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Nesta edição, o café, símbolo das conexões culturais e gastronômicas entre os dois países, é o grande destaque.
Mas, nem todas as ações terminam na próxima semana. A exposição sensorial “Café: Através dos Sentidos”, no Polo Cultural Itália no Rio (Av. Presidente Antônio Carlos, 40, térreo, Centro), fica em cartaz até 22 de fevereiro do próximo ano, por exemplo.
Amanhã e domingo Niterói recebe o Festival “Esperienza Degust’Italia”, combinando música, cultura e gastronomia, com apresentações artísticas e degustações de produtos italianos.
Ao todo, 16 restaurantes participam do Italian Restaurant Week – Edição Especial 150 Anos, que começa amanhã e vai até o dia 29 deste mês. Entre eles estão o Cipriani, o Grado, o Padella, o Coltivi, o Sult e a Casa do Sardo.
Os últimos três dias da programação está incrementada com degustação de cafés e exibição do filme “Estômago 2” (dia 27), e uma Masterclass com a chef Maristella Sodré, no Instituto Italiano de Cultura (dia 28), com menu vegetariano inspirado na Dieta Mediterrânea e na Cozinha das Raízes, com receitas como o bolo de borra de café.
Na próxima sexta, dia 29, o festival se encerra com jantar a quatro mãos, no Terraço Casa d’Itália, que tem linda vista da cidade, com o Pão de Açúcar ao fundo. Os chefs italianos Silvio Podda, do restaurante Casa do Sardo, e Michele Petenzi, do Restaurante Alloro al Miramar, criaram um menu exclusivo à base de café, com pratos que misturam tradição e criatividade. Os ingressos (R$ 217,80) podem ser comprados neste link.
Mais informações no https://consriodejaneiro.esteri.it/br/