ROTA DO QUEIJO IMPULSIONA O TURISMO EM VALENÇA

O Minas padrão da Marquês de Valença

Chico Júnior

Pelo menos uma vez por mês os apreciadores de queijo e derivados de leite têm um encontro marcado com o que há de melhor da produção queijeira do Estado.
Criada em 2022 por David Nogueira, a Rota do Queijo reúne atualmente cinco produtores rurais do município, todos premiados, que produzem queijos com leite de vaca, cabra e até de búfala.
“A Rota do Queijo nasceu de um encontro entre produtores de queijos artesanais que já tinham percebido a qualidade dos seus produtos como potencial turístico”, diz David.
O passeio dura toda a manhã e tarde, com pausa para um almoço mineiro feito em fogão a lenha, e termina no Empório Rural, loja de produtos regionais localizada na entrada da cidade.
Independentemente da Rota, todos os produtores recebem visitas previamente agendadas.
O queijo, na realidade, é só um bom motivo para fazer a Rota, pois esses produtores trabalham também com outras delícias, como doces de leite, manteiga, iogurte e sorvete.
Durante a visita às queijarias, as pessoas têm contato com os produtores, que, além de apresentarem para degustação as suas criações, conversam sobre as técnicas usadas na produção.

Participam da Rota do Queijo os seguintes produtores:  Latte Buono, Du’Vale Queijos, Sítio Vale do Vento, Laticínios Marquês de Valença e Capril do Lago.

• Latte Buono
A Latte Buono produz vários tipos de queijos com leite de búfala orgânico, além de manteiga, iogurte, doce de leite, pão de queijo e sorvetes. O casal Eduardo Lo Buono e Mônica toca o negócio. Produtos simplesmente deliciosos, com destaque para o frescal, que em textura e sabor lembra um queijo canastra. De consistência quase cremosa, tem o sabor parecido com os artesanais mineiros feitos com leite cru. Ganhou medalha de Prata no International Cheese Awards 2024, em Araxá (MG).
Dentre os diversos produtos, destaca-se o premiado iogurte, vencedor do prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de janeiro (2015), na categoria Laticínios, e agraciado com a Medalha de Ouro no Concurso de Queijos e Produtos Lácteos do 3º Mundial de Queijos no Brasil (2024).

• Du’Vale
A Du’Vale Queijaria é uma propriedade que se destaca pela variedade de queijos finos e saborosos, também premiados, curados numa cave encravada na rocha que circunda o lugar. Seu queijo Pérola Negra também foi premiado no concurso de Araxá (2022), onde ganhou medalha de prata. Ganhou também a medalha Super Ouro com o queijo Serenata (queijo autoral, criação da própria Du’Vale) no Mundial do Queijo no Brasil (2024). O Pérola Negra é coberto com uma capa de cacau, para manter a umidade interna.
Quem toca o negócio é Rodrigo do Vale, da quarta geração de queijeiros na família, que produz queijo desde 1910.
É uma das queijarias mais premiadas do Estado (concursos nacionais e internacionais). Também tem um doce de leite premiado. Produz mais de 10 tipos de queijos.

• Sítio Vale do Vento
Isadora e Lucas formam um casal de jovens cariocas que há seis anos decidiu trocar a vida na cidade pela roça valenciana e, como dizem, “embarcamos no universo do leite e seus derivados”.
Assim, além dos queijos produzidos com leite próprio do seu Sítio Vale dos Ventos, fazem um especial doce de leite, premiado com a medalha de bronze no Mundial do Queijo no Brasil 2024, realizado em São Paulo. Entre os 15 produtos lácteos selecionados como os melhores ficou em quarto lugar, a melhor colocação entre os doces de leite.

• Laticínio Marquês de Valença
O Laticínio Marquês de Valença, há 10 anos no mercado, começou bem pequeno, em um bairro periférico da cidade (Serra da Glória). Com o sucesso e o consequente crescimento, investiu em uma moderna queijaria (funcionando desde 2021) para aumentar a produção do seu carro-chefe, o minas frescal. Produz também manteiga, creme de ricota, leite pasteurizado integral, doce de leite e o minas padrão, que ganhou Medalha de Bronze no 3º Mundial do Queijo do Brasil 2024. Tem uma loja física no Centro de Valença (ReiQueijão) e está presente em várias cidades do Vale do Café.

• Capril do Lago
O Capril do Lago é o lugar onde o casal Fabrício e Flávia produz vários tipos de queijos feitos com leite de cabra, também com vários prêmios conquistados, como no Mundial do Queijo de Tours, na França, classificados entre os 12 melhores.

SERVIÇO
Rota do Queijo: Tel.: (24) 99883-1085. Instagram: @rota_doqueijo