O Rio de Janeiro vai ser palco da apresentação de encerramento da turnê de “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, em produção especial, que conta com trilha sonora de Tim Rescala. O espetáculo da Orquestra Ouro Preto, em formato de ópera-bufa, um musical satírico, conta com direção de cena de Chico Pelúcio e figurinos desenhados por Manuel Dantas Suassuna, artista plástico que é filho do escritor.
E, o que é melhor: a superprodução será gratuita, em um dos mais belos cenários da cidade, a Praia de Copacabana. Será no dia 15 de julho, um sábado, a partir das 17h30. O palco será armado na altura do posto 2.
Com música original de Tim Rescala, que assina o libreto com o Maestro Rodrigo Toffolo, também responsável pela concepção e direção musical do espetáculo, a turnê de “Auto da Compadecida, a Ópera” estreia em Belém no dia 23 de maio, no Theatro da Paz.
Chicó e João Grilo, personagens centrais dessa obra-prima do teatro brasileiro, de 1955, sucesso por mais de 60 anos nos palcos e nas telas de TV e cinema,reaparecem no palco de uma maneira diferente, agora diante de uma ópera-bufa.
Com 23 anos de atividade, essa é a terceira incursão da Orquestra Ouro Preto no universo operístico e a primeira grande produção neste formato“A ópera é uma arte máxima em que música, teatro, figurino, cenário e iluminação se encontram”, diz o maestro Rodrigo Toffolo.
A montagem conta com grandes nomes do canto lírico brasileiro – Fernando Portari, Marília Vargas, Marcelo Coutinho, Carla Rizzi, Jabez Lima e Rafael Siano, além de uma trupe de atores escolhidos para dar voz e corpo ao clássico da literatura brasileira – Glicério do Rosário, Léo Quintão, Claudio Dias, Marcelo Veronez e Maurício Tizumba. A direção de cena é assinada por Chico Pelúcio. E os figurinos foram desenhados por Manuel Dantas Suassuna, artista plástico e filho do escritor.
A apresentação no Rio integra uma turnê nacional que começa por Belém nos dias 23 e 24 de maio, no Theatro da Paz. Em junho haverá apresentações em Belo Horizonte, dias 13 e 14, no Palácio das Artes, e nos dias 24 e 25/06 chega a Manaus, no Teatro Amazonas. A temporada se encerra em solo carioca, dia 15 de julho.
Mais informações no site da orquestra: https://www.orquestraouropreto.com.br/site/