PRIMEIRO SÁBADO DE CADA MÊS TEM CHORINHO COM OSTRAS NA GENERAL GLICÉRIO

Chorinho harmoniza com ostras e espumante nacional

Bruno Agostini

Uma vez por mês as tardes de sábado ficam ainda mais saborosas na feira da Praça General Glicério, em Laranjeiras, onde uma roda de choro atrai um público eclético que vai até ali não apenas pela boa trilha sonora, mas bela boa mesa. Melhor dizendo, pelas boas cadeiras ou banquinhos, inclusive muitos levam seus próprios assentos desses que usamos na praia. Uma das atrações – além dos feirantes que vendem legumes e verduras – são as barracas que vendem comidinhas, como bolinhos de bacalhau e outros petiscos e docinhos, além de outras que abastecem a turma com caipirinhas e cervejas (artesanais, inclusive, para os que querem). É uma festa com a cara do Rio, descontraída, ao ar livre, cheia de bossa.

No primeiro sábado de cada mês Julio Ramalho monta a sua barraquinha, num cantinho da feira, perto da roda de choro (olha o Instagram @ostrasnageneral). Então, ele começa a abrir as suas dúzias e dúzias de ostras, além de servir o ceviche preparado por Crica Camargo, que igualmente faz sucesso. Além disso, serve espumantes da Chandon, que podem ser pedidos em taça, em combinados com a comida. Para as ostras, há limões taithi e uma vinagrete, para adereçar.

As ostras são da VieiraMar, de Santa Catarina, e passam pelo processo de depuração, e estão sempre fresquinhas, fresquinhas.

Delícia gastar a tarde ali. O Choro na Feira é um dos programas mais legais do Rio há mais de 20 anos, quando começou. Muitas famílias, um clima legal, muita gente leva as suas barracas de praia. A cara do carioca.

O Rio tem dessas coisas: chorinho harmoniza com ostras e borbulhas brasileiras. Uma perfeita composição para passar a tarde de sábado. Amanhã tem!