PAPO DE COMIDA: NATURALMENTE NATURAL

Trutas do Firmeza, de Petrópolis

Chico Junior

“Saudável e natural” está na ordem do dia. Quanto mais pudermos comer alimentos in natura ou minimamente processados, melhor para a nossa saúde, para o nosso bem-estar e melhor para o meio ambiente. Direto do produtor para a sua mesa é sempre uma boa opção. Aqui apresentamos algumas sugestões interessantes.

• Trutas do Firmeza
Criadas nas águas da serra de Petrópolis, as Trutas do Firmeza são das mais requisitadas no mercado do Rio de Janeiro. Com mais de 35 anos de tradição na produção desses peixes de água doce, Pedro Firmeza já conquistou um espaço merecido, graças à alta qualidade de seus produtos.
São três os tipos de produtos: o filé de truta natural, o temperado e o defumado.
Tel/Whatsapp: (24) 98808-2979 e (24) 98818-9165. Email: trutasdofirmeza@gmail.com. Instagram: @trutasdofirmeza

• Palmito in natura
A Fazendinhajc nasceu da vontade da Joana de Moraes, psicóloga de formação, e de Cassius Carvalho, que trabalhava com áudio visual, de mudarem de vida. Cansados da agitação do Rio de Janeiro, foram morar num sítio em Magé. Depois de alguns estudos e conversas com produtores da região, resolveram plantar palmito, que é fornecido in natura em diversos cortes (tolete, picado, coração, talharim, espaguete, lasanha, arroz e carpaccio). Também produzem ovos e cogumelos (paris, portobelo, shitake e shimeji).
Tel: (21) 99847-3685 e (21) 99958-4828. Instagram: @fazendinhajc

• AgroBali
Em 2012, a niteroiense Anita Santoro deixou a cidade grande e se instalou em Silva Jardim, na Fazenda Dom Bosco, na região conhecida como Baixada Litorânea Fluminense. Atualmente, Anita preside a AgroBali (Associação de Agricultores Orgânicos e Agroecológicos das Baixadas Litorâneas e Adjacências) e sua principal missão e tarefa é “oferecer apoio aos produtores na comercialização de seus produtos agroecológicos”.
“Temos palmito pupunha fresco, batatas doces de várias cores, aipim (branco e amarelo), limões, bananas, frutos da estação de áreas quentes e folhas como taioba e ora-pro-nobis”, diz. “E polpas de frutos e frutas, como cupuaçu, acerola e maracujá”. O palmito, cultivado na Reserva Botânica das Águas Claras, pode ser adquirido nas versões haste premium, tolete, broto e coração de pupunha, espaguete e picado. Também tem ovo caipira.
Contato: (21) 98745-8377.

Mel de Nova Friburgo

• Apiário Amigos da Terra
O primeiro adoçante natural usado pela humanidade foi o mel. E boa parte do mel que adoça a boca de milhares de pessoas nas cidades do Rio de Janeiro e de Nova Friburgo é produzida pelo Apiário Amigos da Terra, um belo recanto cercado por Mata Atlântica na região serrana. O apiário foi criado em 1990, em Nova Friburgo, pelo casal Clarice Líbano e Luis Moraes.
Basicamente, o apiário produz mel de quatro florações diferentes: assa-peixe, eucalipto laranjeira e silvestre. A grande vantagem do mel, de acordo com a proprietária, é que ele é produzido o ano todo.  A criação de abelhas é dividida em famílias, que chegam a ter 90 mil operárias. Uma família só consegue produzir durante dois meses em um determinado local. Para atender a demanda, é preciso realizar o processo de migração: são duas ou três por ano, para que a produção não seja interrompida.
Tel: (22) 2529-4182 / (22) 2529-4333 / (22) 99272-1132. Site: www.amigosdaterra.com.br
Instagram: @apiarioamigosdaterra

• Ovos da Quitanda
Também localizada em Silva Jardim, a Ovos da Quitanda, do Sítio Sant’Ana, produz e faz entrega de ovos caipira em embalagens de 10 e 30 unidades para a cidade do Rio de Janeiro.
Tel/WhatsApp: (21) 99814-5274.

• Pão do Bento
Bastante conhecido no mercado de produtos naturais do Rio de Janeiro, o Pão do Bento é um sucesso de vendas desde 1986. Da fábrica, situada na Ilha do Governador, saem 13 tipos de pães, todos sem conservantes. O campeão de vendas é o Pão Integral 100″Trabalho há 38 anos produzindo o único pão 100% integral distribuído no Rio de Janeiro” diz Bento. “Posso ter a ousadia de falar nesses termos, por vários motivos, mas o principal é o fato de fabricarmos nossa própria farinha integral, em moinhos de pedra”.
Tel: (21) 99345-8447 (WhatsApp). Instagram: @paodobento. Site: www.paodobento.com.br

• Sítio do Moinho
No início parecia um sonho produzir alimentos orgânicos. Mas o pioneirismo do Sitio do Moinho no Rio de Janeiro valeu a pena. O que começou em 1989 de maneira tímida virou um negócio que emprega dezenas de pessoas e tem duas lojas: a de Itaipava (Petrópolis), e a da Barra da Tijuca.
Além das hortaliças e frutas que compunham o mix de produtos iniciais, hoje o Sítio produz outros itens, como os pães orgânicos Molino. Todos os pães, exceto os de forma, são semi-assados e o cliente termina de assá-los em casa.
Tel/WhatsApp: (24) 99268-1365

Cogumelos de Paty do Alferes para o Rio

• King Funghi
No início, alguns anos atrás, a King Funghi só comercializava os cogumelos que produzia no seu sítio localizado em Paty de Alferes. Mas com o crescimento do negócio se instalou no bairro carioca de São Cristóvão e virou uma espécie de “holding” de cogumelos, centralizando e distribuindo os vários tipos do produto cultivados por diversos produtores do estado e também de Minas e São Paulo. Hoje, a King Funghi disponibiliza para a cidade do Rio de janeiro, cerca de 20 tipos de cogumelos. Tel/WhatsApp: (21) 97920-1722.