OCIOSIDADE PROGRAMADA

Sintoma da decadência do maior terminal aéreo do Rio, o Aeroporto Tom Jobim terá uma de suas pistas de pouso transformada em autódromo para o grande prêmio Stock Car Brasil 2021.
Pela primeira vez, o automobilismo nacional ocupará o espaço, hoje absolutamente ocioso em decorrência da queda do número de decolagens durante a pandemia e da equivocada política do Governo federal de estimular a transferência de voos para o Santos Dumont com o intuito de valorizá-lo para o processo de concessão em andamento.
Especialistas entendem que o Santos Dumont não tem mais condições de absorver todos os vôos importantes de longa distância que partam ou cheguem ao Rio – pelo tamanho da pista e pela dimensão do próprio aeroporto.
O uso do Tom Jobim para corridas não causará problemas ao tráfego
aéreo porque sua operação foi tremendamente
reduzida para muito aquém de sua capacidade operacional

Segundo o portal Aeroin, a corrida automobilística está programada para 24 de outubro de 2021, mas a pista 10/28 do aeroporto, que será uma das retas do circuito, deverá ficar fechada entre os dias 17 e 29 de outubro, a fim de que seja realizada a preparação, marcações e treinamento dos pilotos. No período, o Galeão contará com a operação centralizada na outra pista, a 15/33.
Do ponto de vista de precauções, para que um evento como esse seja realizado, é necessário que a administradora apresente à ANAC uma Avaliação de Riscos. Dentre as ações a serem tomadas nessas ocasiões está o isolamento da área do evento do restante do aeroporto.
Corridas de carros em aeroportos não são uma novidade no mundo. Na Fórmula Indy, por exemplo, o aeroporto de Cleveland costumava ser palco de uma das etapas, produzindo imagens belíssimas dos carros correndo com aeronaves passando ao fundo. No Brasil, por sua vez, não há histórico de corridas dessa amplitude em grandes aeroportos internacionais, mas outros eventos menores de arrancadas têm usado aeroportos como pano de fundo, aproveitando-se do comprimento e largura da pista.