NOVIDADES DE VERÃO NO RIO

Só carnes da feijoada no petisco do boteco

Bruno Agostini

Alguns endereços famosos do Rio estão abrindo novas casas nos próximos meses. Está prevista para março a inauguração da primeira filial do bar da Frente, que chega a Copacabana com seu repertório de petiscos respeitáveis e comida caseira típica de botecos cariocas. Vai funcionar no número 29-B da rua Almirante Gonçalves, famosa pelo Bip Bip.

• Sérgio Rebello, sócio do Sat’s e da Adega da Velha, em Botafogo, acaba de inaugurar mais um bar: é o 5 Categoria, ao lado de sua birosca nordestina em Botafogo. O bar tem notável seleção de destilados, além de petiscos, como a feijoada seca, um pratinho de sobremesa com carnes selecionadas pelo cliente: tem pé, rabo, orelha, linguiça, lombo, bacon etc.

• Enquanto isso correm a todo o vapor a expansão da área de alimentação do Shopping Leblon. Além de um novo Gula Gula, duas outras marcas vão se instalar por lá. Um novo Clam, famoso pelos burgers e pelos pratos preparados na brasa (que vão muito além da carne) e uma cozinha quente com a chancela do japonês Haru, sucesso absoluto em Copacabana, sobretudo por conta de seus sushis e sashimis. Agora, Menandro Rodrigues quer mostrar que gyozas, tempurás, lámens, yakitoris e outras preparações típicas também são especialidade da casa.

• Falando nisso está prestes a abrir um bar no terceiro andar do Haru, em Copacabana. Vai ser mais um “listening bar” na cidade, a exemplo do Celeste e do Fatchia, confirmando outra tendência. Bares para comer e beber bem, ouvindo música de excelente qualidade, com equipamento de alto nível e trilha a cargo de DJs e curadores.

PARRILLA NO RIO SUL

• E já que o assunto é restaurante em shopping, mais uma boa nova, para finalizar. O chef Marco Espinoza (Lima, Cantón e Kinjo) projeta para janeiro a inauguração do Chaco, sua marca de parrillas argentinas, uma das especialidades do cozinheiro, nascido em Lima e que se formou em gastronomia em Buenos Aires. Vai funcionar no Rio Sul, para almoço e jantar, com cardápio de carnes, mesclando influências do churrasco da Argentina e do Brasil. Sim, pode pedir ancho com farofa, ou picanha com chimichurri.