O espaço é pequeno, assim como o menu. Mas o Solo Café, em Ipanema, é uma das grandes novidades do ano no Rio. Para os que gostam de um bom café da manhã, então, o lugar entra na categoria imperdível. O cardápio indica “brunch all day”, com várias opções que são servidas durante todo o dia.
Há desde iogurte com abacate com granola até shakshuka, ovos estalados sobre molho de tomate condimentado, passando por misto quente, omelete, croque madame e um notável prato de ovo beneditino à moda turca, com toque de hortelã e creme azedo.
– A gente se inspirou em cafés nórdicos, minimalistas, com foco em produtos artesanais, locais e sustentáveis – diz o empresário Fernando Kaplan, sócio da casa, que fica ao lado do Venga, na Garcia D’Ávila, também fundada por ele.
Entre os fornecedores estão marcas como a charcutaria Cochon Rouge, os cafés da Tocaya, mel da Mbee, cerveja da Zalaz, vinhos da Casa Viccas e queijos do Terroir da Vigília, e por aí vai.
O Solo Café já nasce com um novo endereço, a ser inaugurado em cerca de seis meses. A exemplo do que acontece em Ipanema, em Copacabana essa padaria especial também vai ser vizinha do Venga.
Além do menu de brunch, a partir do meio-dia entram em cartaz sanduíches e pratos. Nesta categoria, destaque para o club sandwich, com atum, ovo, tomate e bacon; o falafel, no pão folha, hummus de beterraba, repolho roxo, tahine verde e iogurte; além de receitas bem boladas, como o salpicão, com pupunha, cenoura, milho, palha de baroa e maionese de avocado; e a abóbora assada, com folhas verdes, semente de abóbora caramelizada, iogurte de tahine, dukkah.
Faltava algo assim no Rio.
SERVIÇO
Solo Café: Rua Garcia D’Ávila, 147, Ipanema. Instagram: @so_lo.cafe