Idealizado pela especialista em bebidas Isadora Bello Fornari, a Isadinha, o evento Mulheres Fermentadas começou há dez dias, ocupando os bares do Marchezinho e do Jurubeba, ambos em Botafogo. O momento é oportuno: as borbulhas andam em alta, através de coquetéis, como o vermute tônica, além dos espumantes inovadores e fermentados, que exploram a grande diversidade do universo das frutas nativas do Brasil. Assim, o mundo da coquetelaria carioca ganha essa nova e vibrante celebração chamada Mulheres Borbulhantes.
De 15 a 31 de março, os bares Jurubeba e Marchezinho, em Botafogo, receberão algumas das bartenders mais talentosas do Rio de Janeiro, que assinarão uma carta especial de drinques inéditos criados exclusivamente para a ocasião.
– A ideia do Mulheres Borbulhantes é justamente a gente celebrar mulheres que transformaram, através da fermentação, da agricultura e das bebidas, as Américas, e influenciaram outras mulheres efervescentes. Então, a gente usar essa analogia da movimentação, da inquietude do questionamento e da ousadia, através dos sentidos. E celebrar isso, de uma forma leve, pra fechar o Mês das Mulheres de forma também a tentar manter viva todas essas movimentações pelo ano todo – diz Isadora.
O encerramento acontece no dia 31 de março, no Jurubeba, quando o bar nascido em janeiro promove o evento principal, com a presença de Isadinha, em uma noite de drinques autorais, conversas inspiradoras e, claro, muita efervescência.
Mais do que uma homenagem ao talento feminino na coquetelaria, o evento propõe um brinde à criatividade, à inovação e à diversidade. Inspiradas em grandes mulheres da história das Américas, Paula Diniz e Tarriny Rabel trazem o borbulhante de acerola e vermu café, cheio de acidez e intensidade – uma novidade da Companhia dos Fermentados, encontrada locais selecionados lugares no Rio. Já Raquel Dantas assina o drinque com o borbulhante de caju.
Mulheres Borbulhantes é inspirado nas mulheres do continente americano e traz uma proposta especial: cada drinque será uma homenagem a uma mulher marcante da agricultura, fermentação e transformação da história das Américas, ressaltando suas contribuições e legado.
O evento também valoriza a biodiversidade brasileira ao trazer ingredientes nativos e fermentados especiais para os drinques. Cada receita será um passeio por sabores autênticos, conectando a coquetelaria a um olhar mais sustentável e genuinamente brasileiro.
SERVIÇO
Marchezinho: Voluntários da Pátria 46, Botafogo.
Jurubeba: Real Grandeza 196, Botafogo.