A centenária escola de gastronomia, Le Cordon Bleu, de origem francesa e a mais tradicional do mundo, chegou ao Brasil em 2018. Eles acabam de lançar um livro, que também serve para marcar a presença da marca no país. “Gastronomia Brasileira: da Tradição à Cozinha de Fusão” (editora Alaúde, 304 páginas, R$ 209) explora a diversidade da cultura alimentar brasileira, passeando por todas as regiões do Brasil.
A obra é dividida em quatro capítulos: entradas (petiscos, sopas e saladas); pratos principais (vegetais, peixes e frutos do mar, aves e carnes vermelhas); doces e sobremesas; e bebidas. As receitas mostram de modo bem completo todas as fases de cada preparo, indo de clássicos como acarajé, tacacá, bobó de camarão e barreado a pratos autorais como tambaqui com mousseline de foie gras, flã de açaí, medalhão de carne de sol e mil-folhas de raízes brasileiras com creme de queijo.
A diversidade do Brasil é retratada através dos nossos ingredientes, muitos deles elementos dos mais importantes, entre os que compõem a gastronomia nacional, apresentando, por exemplo, a influência indígena, na qual a mandioca é um componente central. Os portugueses trouxeram as suas influências e ingredientes, como azeite, vinhos e queijos. Já os africanos completam essa espinha dorsal cultural do Brasil, enriqueceram a nossa alimentação com iguarias como quiabo, inhame, maxixe e óleo de dendê. Também se mostra os povos imigrantes de diversas nações também deram sua contribuição, com a introdução de ingredientes e preparos japoneses, italianos, árabes, alemães e chineses, entre outros.
Uma obra essencial, e franco-brasileira.