O Rio está no topo da gastronomia brasileira, segundo a premiação do 50th Best, anunciada ontem no Museu Histórico Nacional. O guia de origem inglesa colocou o Lasai na sétima posição em seu ranking dos 100 melhores restaurantes da América Latina, e foi a melhor colocação de um brasileiro.
Na lista também figuram o Oteque, na 21ª posição; o Cipriani, no Copacabana Palace (77º); e o Oro (91º). O vencedor foi a parrila argentina Don Julio, que fica em Palermo, bairro boêmio e gastronômico de Buenos Aires.
Com menu que pode chegar a R$ 2 mil (com harmonização de bebidas e serviço), o Lasai mudou de endereço há cerca de dois anos, reduzindo o número de clientes, que hoje são apenas dez pessoas por noite. A casa do chef Rafa Costa e Silva, no Largo dos Leões, no Humaitá, tem grande reconhecimento internacional, ostentando ainda duas estrelas na mais importante publicação do mundo, o Guia Michelin, que também deu este ano à sommelière Maíra Freire uma condecoração de destaque no serviço de vinhos.
Uma das características da cozinha é saber explorar os vegetais, que se destacam no menu degustação de 15 etapas (dez entradas, três pratos principais e duas sobremesas). Inclusive o restaurante mantém duas hortas próprias, uma no Rio, no Itanhangá, e outra em Petrópolis, na Região Serrana.
OS DEZ PRIMEIROS DO RANKING:
1 – Don Julio (Buenos Aires, Argentina) – Melhor restaurante da América Latina
2 – Maido (Lima, Peru) – Melhor restaurante do Peru
3 – El Chato (Bogotá, Colômbia) – Melhor restaurante da Colômbia
4 – Kjolle (Lima, Peru)
5 – Boragó (Santiago, Chile) – Melhor restaurante do Chile
6 – Celele (Cartagena, Colômbia)
7 – Lasai (Rio de Janeiro, Brasil) – Melhor restaurante do Brasil
8 – Mérito (Lima, Peru)
9 – Quintonil (Cidade do México, México) – Melhor restaurante do México
1 – Leo (Bogotá, Colômbia)
Confira neste link a lista com os 50 melhores restaurantes da América Latina.