Um dos símbolos da boemia mais antigos e tradicionais do Rio de Janeiro recebeu uma péssima notícia. O Bar Luiz, famoso por – ao menos no passado – servir o melhor da típica culinária alemã na Rua da Carioca, no Centro do Rio, teve a sua falência finalmente decretada pela Justiça, após anos de penúria.
O juiz Alexandre de Carvalho Mesquita, da 1ª Vara Empresarial da Capital, decretou a falência do Bar Luiz e da empresa Culinária Alemã Bar e Restaurante Eireli. A informação preliminar é do jornalista Ancelmo Gois.
É sabido que desde que anos atrás o estabelecimento deixou de servir Chopp da Brahma para servir com exclusividade o produto da cervejaria mexicana Sol, iniciou-se um processo gradual de degradação e queda na sua clientela.
O imóvel em que funcionava o Bar Luiz é de propriedade do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
O estabelecimento, que foi fundado em 1887, já vinha mal das pernas, passando por muitas dificuldades durante a pandemia da Covid-19. Os proprietários disseram que chegaram a procurar um sócio investidor para fazer a casa reabrir e comemorar 135 anos, em 2022, mas não obtiveram êxito.
No mês de dezembro de 2011, o prefeito Eduardo Paes assinou o Decreto de Cadastro dos Bares Tradicionais, conferindo a onze botequins, dentre eles o Bar Luiz, o status de Patrimônio Cultural da Cidade.
A medida da Justiça torna mais difícil a reabertura do bar. Segundo especialistas consultados, a marca ”Bar Luiz” passa a integrar uma massa falida, e poderia ser leiloada pela justiça a algum interessado, ou mesmo poderia ser entregue a um credor interessado.
Recentemente, o Bar Capitu alugou uma loja na Rua da Carioca, prevista pra abrir até janeiro e trazer se volta o entretenimento à região.
Com informações do Blog do Ancelmo e do Diário do Rio