A tradicional Feira Rio Antigo, realizada todos os sábados na Rua do Lavradio, e que recebeu no mês passado o título de patrimônio imaterial cultural do Estado do Rio, acaba de completar 25 anos de vida cheia de motivos para comemorar! Durante o mês de novembro será apresentada a sexta temporada do projeto Jazz na Feira, que tem levado ao espaço nomes da nova geração do jazz e da MPB, com a participação de personalidades ilustres do gênero. O Jazz na Feira que tem garantido um charme a mais à tradicional feira de antiguidades, sempre às 16h. O evento chegou para garantir a retomada das atividades musicais da cena carioca, através do fomento à arte, ao lazer e à economia criativa na região. No próximo sábado (13/11) a programação contará com o duo de Ana de Oliveira (Violino, violino elétrico e rabeca) e o multi-instrumentista Sérgio Ferraz (violão de 6 cordas, violão de 8 cordas, viola de 12 cordas e guitarra elétrica). Já no dia 20 de novembro, quem se apresenta é Renato Massa e Convidados. Neste dia, Massa e convidados farão uma tarde de samba jazz em homenagem ao Beco das Garrafas. Finalizando a 6° Temporada do Jazz na Feira, de quatro sábados, o espaço recebe, no dia 27 de novembro, a artista curitibana Helena Ribeiro, que apresenta o show “Helena Sounds e Convidados”, com Victor Nansfil (baixo) e o saxofonista carioca Rafael Adriano, de atuação em projetos musicais diversos, que vão do Samba ao Jazz. Neste projeto Helena passeia pelas melodias marcantes do jazz e do blues, desliza em altas nuances com sua voz, melodias e improvisos nos acordes do teclado e segurando o Groove, harmonizando as canções em um repertório de artistas como Etta James, Tim Maia, Amy Winehouse, Stevie Wonder, entre outros.
Vale lembrar, é claro, que a Feira Rio Antigo vai das 10h às 19h, com barracas que oferecem produtos diversos, de móveis a roupas e acessórios até objetos de decoração. E o clima fica ainda mais descontraído com a exposição dos lojistas, antiquários, expositores e dos bares e restaurantes locais – onde o público pode aproveitar para tomar uma caipirinha, petiscar ou almoçar –, que colocam mesas e cadeiras ao ar livre. Vale ressaltar, em tempo de pandemia, que todos estão obedecendo as Regras de Ouro da Prefeitura do Rio.
A Feira Rio Antigo era realizada todo primeiro sábado de cada mês, enchendo as ruas da Lapa de turistas, moradores e passantes para aproveitar o dia no local, passeando pelas barracas e bares. Devido a pandemia, e com o intuito de seguir as medidas protetivas de combate à covid, a associação responsável conseguiu junto à Prefeitura a autorização para realizar a feira semanalmente. Agora, todos os sábados a Rua do Lavradio recebe a Feira Rio Antigo, com o intuito de espaçar o público e diminuir o número de expositores. A rua centenária, que abriga casarões históricos, bares, antiquários e casas de shows, oferece uma programação descontraída para quem quer conhecer a história da cidade e se divertir sem gastar nada.
Feira Rio Antigo
Rua do Lavradio
Todos os sábados, das 10h às 19h
Jazz dá o tom nos 25 anos da Feira do Lavradio
·2 min read
Related