Bruno Agostini
A família Mohamed está por trás de alguns sucessos no mercado gastronômico do Rio. Primeiro, com o Bar do Elias, e depois com o Pura Brasa, um fenômeno de público nas unidades de Copacabana, Botafogo e Ipanema, essa última na esquina das ruas Barão da Torre e Vinícius de Morais. Agora, logo ao lado dela, nasceu a Casa Mohamed, um imóvel de quatro andares na que homenageia o poeta e compositor. O menu traz uma seleção de pratos árabes, honrando a tradição da cozinha libanesa familiar.
Do forno à lenha (ainda tem isso) saem os pães pita, assados na hora, assim como as esfihas de carne, ricota temperada, berinjela e verdura. O quibe é especialidade da Casa Mohamed, e pode ser assado na brasa, servido com coalhada e frito, além do chamado montado, escultural montagem, em várias camadas.
Não poderiam faltar as pastas, e dois destaques vão para a coalhada seca com zattar e azeitonas e o homus com carne moída e amêndoas. A Chancliche é uma salada que traz esse queijo temperado artesanal como elemento principal, servido com tomate, cebola, hortelã e salsinha, acompanhado de pão árabe – que não pode faltar numa mesa com esta. Entre os pratos quentes, o Chacrie é uma espécie de estrogonofe árabe de mignon na coalhada com arroz de aletria. Outra receita tradicional da família Mohamed é a paleta de cordeiro desfiada com cuscuz marroquino, assim como o trigo com grão-de-bico com frango ou costela.
Calma, que ainda faltam os doces árabes, que também são produzidos na casa, como os ninhos, a belewa e a knafe. Conhece o Ataif? É o delicado de nozes, com sorvete de pistache.
O almoço conta com bufê a peso, de terça a sexta, mas os pratos do cardápio também podem ser pedidos à la carte
SERVIÇO
Casa Mohamed: Rua Vinicius de Moraes 149, Ipanema. Tels: 3435-4977 e 21-98348-5657. Instagram: @casamohamed.rio