GURILÂNDIA: UM CLÁSSICO E FOTOGÊNICO BOTEQUIM DA TIJUCA

"O boterco mais boteco da Tijuca"

Bruno Agostini

Gurilândia: este bar da rua Conde de Bonfim, na Tijuca, é uma verdadeira joia da botecagem carioca. Já valeria a visita só pelo ambiente antigo, com seus azulejos, refrigerador de madeira, balcão de fórmica em verde e branco e tamboretes. Tem estátua de São Jorge, e a espada de São Jorge, em vaso à porta. O desgaste do tempo lhe enche de charme.

Eles se definem, com razão, como “O boteco mais boteco da Tijuca”. Gurilândia Lanches é seu nome completo. Fundado em 1966, faz 60 anos no próximo ano, e parece manter sua aparência original.

Porém, a cozinha ali também faz bonito, com seus caldinhos e pastéis (são seis recheios, incluindo carne seca e bacalhau), suas famosas empadinhas que enfeitam a estufa, as suas porções de moela, sardinhas fritas e torresmo. Tem croquete de costela, pernil vendido a peso e em forma de sanduíche e até amendoim (com e sem casca).

As refeições com preços entre R$ 25 e R$ 40 são fartas e fazem sucesso na vizinha, que faz muitos pedidos para entrega de almoço. Tem milanesas, carré, iscas de fígado, moela, calabresa, contrafilé acebolado… Como guarnição, aquele feijão caprichado, purê, farofa, fritas etc. O cliente escolhe até três acompanhamentos. Um botequim com bê maiúsculo.

Cerveja em garrafas de 600 ml são sempre trincando de geladas. Tem Heineken!!! Além de destilados, vermutes e amaros populares.

Sentar em seus bancos para comer e beber apreciando a decoração é uma delícia, um encontro com um Rio que vai se acabando. Ainda por cima, é barato.

Merece tombamento. #vaipormim

SERVIÇO
Gurilândia: Rua Conde de Bonfim 670, Tijuca. Tel.: 3197-4017. Instagram: @gurilandialanches