Uma vez por mês A Gruta do Fado se torna um lugar ainda mais português. É quando acontecem as adequadamente batizadas “Noites Portuguesas”, quando a casa na Barra se inunda de fado, com apresentações intimistas de Ananda Botelho. A próxima edição é dia 27, a partir das 20h. Como anfitrião está o chef Alexandre Henriques, do restaurante Gruta de Santo Antônio, de Niterói, que hoje vive entre os dois lados da Ponte.
É uma excelente oportunidade de se deliciar com as especialidades da casa. Neste dia, além da música, o preço por pessoa (R$ 320) inclui um menu em sete etapas, que tem couvert típico luso-carioca, com azeitonas, tremoços, salpicão, queijinho de cabra etc. Depois, de entrada, uma sequência com bolinho de bacalhau, atum à escabeche, e risoles de camarão – os melhores que se tem notícia, que se diga.
Como prato principal, depois de uma rodada de fumegante caldo verde, será servido um bacalhau à lagareiro, clássicos dos clássicos. Para a sobremesa, rocambole de laranja.
Certo é que durante a noite todos vão cantar: “É uma casa portuguesa, com certeza / Com certeza é uma casa portuguesa”. E, como tal, um lugar delicioso, onde a comida é farta e saborosa.
Geralmente tem ficado lotado: reservas no 3252-2801, com pagamento de 50% antecipado.