FESTIVAL DE BACALHAU COMEÇA SEMANA QUE VEM EM RESTAURANTES CARIOCAS

A receita do restaurante Didier, em Ipanema

Realizado pelo SindRio (Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro) em parceria com o Conselho Norueguês da Pesca, o Festival do Bacalhau da Noruega chega à sua terceira edição, valorizando os peixes salgados e secos da Noruega, em especial o bacalhau Gadus morhua. De 14 de novembro a 01 de dezembro, mais de 30 restaurantes – entre Rio, Niterói, Maricá e Angra dos Reis – apresentam pratos criados especialmente para o evento, destacando o bacalhau como protagonista. 

– O sucesso do festival ao longo desses três anos é uma prova do quanto o carioca aprecia o bacalhau. É muito gratificante ver o evento crescendo e se expandindo para outras cidades – diz Randi Bolstad, diretora do Conselho Norueguês da Pesca no Brasil.

O Rancho Português, em Ipanema, é um dos participantes, com uma moqueca de bacalhau. No francês Didier, o lombo de bacalhau confitado é servido com champignons trufados. O Jobi serve o peixe assado com batatas, cebola, pimentão amarelo e salsa. Localizado na Ladeira da Glória, o Bistrô da Casa apresenta um prato de bacalhau trufado com natas. Degrau, Barsa, Esplanada Grill, Pato com Laranja e Churrascaria Majórica estão entre os restaurantes participantes