Fernanda Montenegro tem um encontro com Nelson Rodrigues em Madureira. A atriz voltará a se apresentar na Arena Municipal Carioca que leva o nome de Fernando Torres, bem no coração da zona Norte do Rio. Desta vez, com o monólogo “Nelson Rodrigues por ele mesmo”, uma leitura dramática de cenas baseadas na obra homônima de Sonia Rodrigues, filha do escritor e dramaturgo. A sessão, única, será no sábado dia 19/08, às 19h, e tem um motivo especial: os dez anos do equipamento mantido pela Secretaria Municipal de Cultura.
“Eu sou uma suburbana de corpo e alma”, disse Fernandona em dezembro de 2012, durante a inauguração da Arena Carioca Fernando Torres. A viúva do ator e diretor morto em 2008 foi quem sugeriu o nome do artista para o espaço cultural. Eles foram casados por 60 anos e tiveram dois filhos: o cineasta Cláudio Torres e a atriz Fernanda Torres.
“Madureira está dentro da minha vivência suburbana e carioca”, contou a atriz que nasceu no vizinho bairro do Campinho. Na ocasião, ela recitou letras escritas por célebres compositores do mundo do samba como Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara e Diogo Nogueira.
O então (e atual) Prefeito Eduardo Paes investiu R$ 3,7 milhões na construção da arena cultural, que tem 1.372 metros quadrados e 163 metros quadrados de palco. A capacidade é para 330 pessoas sentadas. Diversificada, democrática e constante, a programação da Arena Carioca Fernando Torres – ao longo de uma década de vida – recebe peças de teatro, performances e shows musicais.
Fernanda já esteve na Arena Fernando Torres por três vezes. A primeira para conhecer o espaço e conceder uma entrevista ao jornal O Globo em 2012, ano em que retornou para a inauguração na qual recitou obras de compositores da Portela e do Império, acompanhada pelas respectivas velhas guardas das duas agremiações.
A terceira foi em 2014, com a estreia de “Nelson Rodrigues por ele mesmo”, que volta agora, nove anos depois.
A relação de Fernanda Montenegro com a obra rodriguiana é antiga. Na década de 60, ela estreou a peça “O Beijo no Asfalto” e brilhou no filme “A Falecida”, dois clássicos do dramaturgo que contribuíram para a montagem atual, que dá voz à multiplicidade de tons, do trágico ao cômico, do intimista ao polêmico, tão próprios de Nelson.
Para ver Fernanda Montenegro em Madureira, basta levar 1kg de alimento não perecível e retirar ingresso até ih antes do espetáculo. A entrada será por ordem de chegada. São 330 lugares.
SERVIÇO
Arena Municipal Carioca: Rua Bernardino de Andrade 200, Parque Madureira Mestre Monarco (Portão 4). Sáb (19/09), às 19h. 60 minutos. 14 anos. Ingressos 1h antes + 1kg de alimento.