Chico Jr.
Em 2019, o empresário do ramo da navegação Marco Antonio Rodrigues Miranda e a esposa Claudia Zarattini Miranda resolveram estudar a hipótese de diversificar seus investimentos. Com a parceria do consultor Ricardo Zarattini concluíram que uma destilaria poderia ser uma alternativa interessante e partiram para a ação: criaram, na Taquara, Rio de Janeiro, a partir de um projeto de Ricardo, a Destilaria Zarattini Miranda, que, em 2022, concluiu a sua primeira “tiragem” de 4.500 garrafas do mais novo gim artesanal fluminense, o Wizmaster, nas versões Spicy e Hot, este com sabor mais acentuado e cítrico. Ambos têm uma base muito forte de especiarias entre os botânicos utilizados na fórmula. A capacidade de produção é de cerca de 10 mil garrafas de 750 ml/mês.
Cold distilled
O mais interessante, porém, é que o Wizmaster é o primeiro gim brasileiro a utilizar a destilação a vácuo.
“A diferença do alambique a vácuo do convencional é que a temperatura de destilação é muito baixa (cold distilled), o que garante que todos os óleos originais dos botânicos utilizados apareçam mais fortemente nos aromas e sabores do produto final. Embora o alambique a vácuo já seja usado em vários países, no Brasil, além do nosso, só existe o que é usado na produção da cachaça Engenho D’Ouro, de Paraty”, informa Ricardo Zarattini. “Além disso, o resultado final é um gim com sabor mais suave”.
Ricardo Zarattini chama a atenção, ainda, para o fato de que “quando compramos os botânicos que serão usados na produção, exigimos que venham com certificação de origem, o que garante melhor qualidade do produto final”.
O Wizmaster é apresentado também na versão azul, coloração obtida a partir da adição de um pigmento liberado pela flor clitorea termate. Depois do gim pronto, coloca-se a flor. Quando se mistura o gim com a água tônica (gim-tônica), a bebida pode ficar de rosa a grená, dependendo da quantidade de pigmento que houver no gim. Não há alterações em sabor e aroma, apenas a cor é alterada.
O gim
O gim é uma bebida destilada de cereais, que tem como ingrediente básico o zimbro, além de diversos outros botânicos e especiarias (limão, cardamomo, pimenta do reino, coentro, laranja, cravo, louro e tangerina são alguns dos botânicos utilizados) adicionadas conforme a receita de cada produtor.
Ele nasceu na Holanda como um remédio para os rins – mas ganhou fama a partir da Inglaterra, cujos produtores investiram na variedade de receitas e sofisticação da bebida.