DELÍCIAS: NOTÍCIAS CURTINHAS DA GASTRONOMIA CARIOCA

A Destilaria Maravilha abriu as portas na Rua do Senado

CANASTRA EM EXPANSÃO
O pessoal do grupo Canastra pegou o imóvel logo abaixo do Lilia, um prédio histórico, lindamente reformado, e que vai abrigar a Destilaria Maravilha. Sim, teremos bebidas como gim, cachaça e vodca produzidas artesanalmente no Centro do Rio (pertinho, aliás, da Rua da Cerveja, que aos poucos vai sendo ocupada por brewpubs – que é, especificamente, um bar que produz e vende cerveja artesanal no mesmo local.

Parte da renda da pizza é revertida para o projeto social do chef

DIAMANTES NA COZINHA
O chef João Diamante lançou há pouco para Broto Pizza uma cobertura criada por ele. Chama-se Rainha do Mar e leva camarão, queijo cremoso e alho-poró, finalizada com coentro. Além disso, à parte, é servido um vinagrete. Ficou ótima a combinação, e o melhor: a cada pizza comprada o cliente estará ajudando o Diamantes na Cozinha, projeto social que ele mantém, utilizando a gastronomia como ferramenta de transformação. Fica em cena por três meses. Já a excelente pizza à carbonara da casa não sai de cartaz. Fica a dica, é a melhor da cidade.

O milk shake de feijoada da Casa Porto

FEIJÃO CREMOSO
Já imaginou provar um milk-shake de feijoada? Pois na Casa Porto, no Largo de São Francisco da Prainha, você pode pedir o seu. Só não é doce, nem gelado. Trata-se de um caldinho de feijão espesso, coroado com couve e torresmo, ou tutu cremoso, com a raspa da feijoada vermelha. O petisco foi criado para os festejos de São Jorge, no ano passado. “E ninguém teve a coragem de tirá-lo de cena”.

Novidade na serra: o blue cheese smash

DELÍCIAS…
. O Classudo Brasa, em Teresópolis, serve alguns dos melhores hambúrgueres do Rio de Janeiro. O espaço criado por Lucas Barbosa acaba de lançar uma versão irresistível do sanduíche: é o blue cheese smash. Burger “amassado” de 90g com american cheese de gorgonzola, fatias de bacon, crispy de cebola e molho ranch. Está incrível.

. O chef Ricardo Lapeyre voltou ao Rio, e assumiu a cozinha do Noa, em Ipanema.

No dia 15 de março o chef Claude Troisgros encerrou as atividades da Mesa do Lado, no Leblon. No espaço, vai abrir o Madame Olympe, com menus degustação.

As ‘banderillas’, petisco típico da Espanha

. A Casa Milá, em Laranjeiras, está renovando o menu e a carta de drinques, assinada pelo mixologista Walter Garín – que por sua vez está reabrindo sua escola de coquetelaria. A cozinha aposta em pintxos (petisco típico do País Basco, na Espanha, um pão com diversas coberturas) e nas banderillas (espetinhos com várias combinações, mesclando azeitonas, alici, queijos e muitas conservas).

. O Rango Sarado, que tem fila na porta e clientes fiéis no Flamengo, está chegando ao Jardim Botânico, com sua cozinha farta e saudável. Vai ocupar o imóvel de esquina, das ruas Lopes Quintas com Visconde de Carandaí.

. O chef Rafael Scatolin está animado com o restaurante que vai abrir no Centro: vai se chamar Itsáry, que “nasce do desejo de transformar o simples. De fazer de breves momentos, memórias relevantes. De celebrar a boa mesa, sem excessos. De enxergar a cidade por novos ângulos”, como define.

. Quem gosta das iguarias marinhas dos mares cariocas vive nessa época do ano um período de extrema alegria: as lulas ainda estão sendo fisgadas pelos pescadores enquanto a pesca de sardinha já está liberada. Bons lugares para apreciar as duas iguarias são as casas japonesas (que podem até servi-las cruas), como Azumi e Mitsubá, ambos no Leblon, além de restaurantes como o Fim de Tarde, no Centro, e o Labuta Mar, na Glória.