COLUNA ALTO ASTRAL: PARA DEIXAR SAUDADES DO INVERNO NA SERRA

Bruno Agostini

O inverno 2024 termina no dia 22 de setembro, às 9h44. Foi uma das melhores temporadas para o turismo nas regiões montanhosas do Rio, de Visconde de Mauá a Penedo, passando por Miguel Pereira, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. 

Neste ano ganharam muito destaque a crescente indústria vinícola na Região Serrana, com a cidade de Areal despontando como a capital do vinho no Rio. Na Teresópolis-Friburgo surge o mais espetacular de todos os projetos, que já está começando a receber visitas, a Vinícola Maturano (www.vinicolamaturano.com), com inauguração oficial prevista para 2025, e que acaba de fazer a sua primeira colheita, com potencial de produção de 25 mil garrafas.

MAUÁ

Ainda dá tempo de aproveitar os dias de frio, e uma série de eventos acontecem nas próximas semanas nas cidades serranas, como o Bebavinho, que acontece nos dias 13, 14 e 15 em Visconde de Mauá. Na programação, jantares harmonizados, feira de vinhos e aulas. No sábado, na Pousada Terras Altas (www.pousadaterrasaltas.com.br), acontece o tradicional Jantar dos Chefs, com Carlos Victor Santos, Nilza Montenegro Fiúza, Daniel Pinho e Paulo Nicolay, que também vai cuidar da harmonização de vinhos.

O festival “Temporada da Truta”, em Visconde de Mauá, chega à sua 22ª edição. Entre os dias 27 de setembro e 27 de outubro aqueles que optarem pelo clima das montanhas poderão saborear esta iguaria, que tem produção local em lugares como a Truta Rosa, no Vale de Santa Clara, em Bocaina de Minas, a porção mineira da zona turística de Visconde de Mauá. São cerca de 35 restaurantes participantes, e cada um cria uma receita exclusiva usando a truta arco-íris, a espécie criada na região. 

Miguel Pereira

Não muito longe dali, em Miguel Pereira, se consolidou o parque Terra dos Dinos (www.terradosdinos.com.br), um sucesso em seu primeiro ano de funcionamento, com mais de 350 mil visitantes. São mais de 40 réplicas em tamanho real de dinossauros, em meio à floresta, com trilhas e outras atrações, como tirolesa. O parque, instalado dentro de uma reserva florestal, ocupa uma área de mais 1,4 milhão de metros quadrados e acaba de apresentar mais uma atração: o maior trenó de montanha da América Latina, com 1,2 quilômetros de extensão, e carrinhos que chegam a alcançar 50 km/h.

DELÍCIAS

•  A Cidade Imperial tem no mês de setembro um dos mais agitados de seu calendário de eventos, com destaque para um dos mais importantes do ano, a Oktoberfest Petrópolis, que acontece de 6 a 15 de setembro, no Parque de Exposições de Itaipava, sempre às sextas, sábados e domingos. Além de mais de 70 chopes, e muita comida alemã, o festival tem bandas folclóricas, shows variados etc. Instagram: @oktoberfestpetropolis

•  Um dos melhores restaurantes do Rio, o Angá Ateliê Culinário (fotos acima), renova o seu menu a cada três meses, ao sabor das estações. A casa da chef Lydia Gonzalez, em Nogueira, Petrópolis, acaba de mudar o menu, apresentando já seus pratos para a primavera. Entre as novas criações está o peixe na brasa com sofrito de umeboshi, palmito e leite de coco defumado. Instagram: @angaatelieculinario

•  O Centro de Petrópolis ganhou mais um restaurante com a inauguração do Del Beef, uma casa especializada em carnes, que funciona no térreo do hotelKastel Grão-Pará, na Praça da Inconfidência. A picanha na pedra, para dois, é uma das melhores pedidas, assim como o T-Bone. Instagram: @delbeefpetropolis

•  Teresópolis acaba de ganhar uma filial da Vino, a maior rede de wine bars do Brasil. O novo espaço funciona no Shopping Estação Teresópolis, perto da entrada do Parque Nacional da Serra dos órgãos, na Avenida Rotariana 400, Soberbo. O cardápio, variado, é todo harmonizado com vinhos. Instragram: @vino.teresopolis).