Bruno Agostini
Olha que excelente notícia: o chef Matheus Zanchini, do Borgo Mooca, em São Paulo, um dos restaurantes informais mais badalados do momento, em Santa Cecília, se mudou para o Rio para assumir a cozinha do Pope, em Ipanema, o elegante e jovial italiano que funciona no térreo de um hostel, na esquina da Joana Angélica com a Prudente de Morais.
Um golaço da dupla Edu Araújo e Jonas Aisengart (Chachada, Quartinho etc)
O novo menu está bom demais, com a cara do chef, que tem tudo a ver com a casa. Casamento perfeito.
Essa semana eu tive uma noite de gala naquela nobre esquina de Ipanema, com a ilustre companhia da filha.
Estava tudo muito bom, comida do meu número, do jeito que gosto.
Foi assim:
Teve carne cruda, filé mignon batido na ponta da faca sobre fugazetta estufada com mozzarella, pesto vermelho e gema curada, muito boa versão deste clássico universal que é o steak tartare. Ainda nas entradas, o chef sugeriu a Lula in Purgatório, que são lulinhas em salsa de tomate picante, ovo caipira e pão da casa. Como não gostar disso?
Na hora dos pratos, continuamos acatando as sugestões, e provamos o rigatoni alla Goldman, uma pasta larga de grano duro com natas na páprica e vodca, com mais lulinhas, desta vez assadas no forno a lenha, tudo finalizado com ouriço fresco.
Pedimos, também, a cotoletta, um prime rib suíno empanado e frito, com gremolata de pistache e polenta de milho verde dourada com açafrão.
Encerramos com a Marquise, irresistível torta de chocolate 100% à base de migas de panetone e toffee.
Parabéns aos envolvidos, já quero voltar, muita coisa pra provar, e outras a repetir!
SERVIÇO
Pope Ipanema: R. Joana Angélica 47, Ipanema. Tel.: Instagram: @popeipanema