Marcelo Macedo Soares
Sabe a expressão “coisa de novela”? Ela define bem a experiência que se tem ao conhecer um dos muitos paraísos escondidos na Região dos Lagos, a Praia dos Cardeiros, em São Pedro da Aldeia. Junte-se a isso o fato de este santuário ecológico estar localizado praticamente dentro de uma propriedade particular, a Fazenda Cardeiros. Mas não se trata de uma fazenda qualquer e se você perguntar pelo nome oficial, pode ser até que digam que não a conhecem. Mas a Fazenda Roberto Marinho, que alguns gaiatos chamam de’ Fazenda Dr. Roberto’, essa sim, todo mundo sabe onde fica.
O nome Fazenda dos Cardeiros tem origem na abundância de cactos conhecidos como cardeiros ou mandacarus, que podem atingir até cinco metros de altura e são típicos da vegetação local. A propriedade pertencia originalmente ao industrial Henrique Lage e foi adquirida pela família Marinho em 1944. Desde então, a área tem sido preservada, mantendo sua biodiversidade e beleza natural.
Com cerca de 400 metros de extensão, a praia revela uma paisagem apaixonante, com águas calmas e cristalinas, repleta de pinheiros beirado a orla, dando um toque ainda mais especial a essa verdadeira joia da natureza
Com paisagens deslumbrantes, águas cristalinas de tons esverdeados e uma atmosfera tranquila, o local se tornou um ponto de interesse para visitantes em busca de aventura e um contato único com a natureza. Para chegar à Fazenda Roberto Marinho, o acesso é feito pela Praia do Sudoeste, muito conhecida em São Pedro da Aldeia e localizada a cerca de cinco quilômetros do centro da cidade. Os visitantes devem deixar o carro no final da praia, onde fica o portão principal da Fazenda Cordeiros. Uma boa dica é utilizar carros de aplicativo ou transporte público para se chegar até lá, uma vez que em dias movimentados é difícil estacionar no local.
A trilha que dá acesso à Ponta dos Cardeiros começa bem ao lado do portão da fazenda, junto a um pequeno píer onde ficam os barcos de alguns pescadores. Apesar de não fazer parte da propriedade, toda trilha e a bela praia são cuidadas – muito bem, diga-se de passagem – pelos funcionários da Fazenda Cardeiros, que fazem a limpeza e garantem a segurança do local, desde bem antes dele ser descoberto pelos turistas.
A trilha por si só já vale o passeio. O percurso, que tem cerca de dois quilômetros, é bem tranquilo e muito bem sinalizado, podendo ser feito por pessoas de todas as idades, pois é de fácil acesso e oferece aos visitantes a oportunidade de explorar praias lagunares, vegetação nativa e formações rochosas de grande valor geológico. O percurso é predominantemente costeiro, passando por areia, água, conchas e rochas, e proporciona vistas panorâmicas da Laguna de Araruama. Um convite irrecusável para um mergulho e ótimas fotos. Além de ser monitorado por câmeras, seguranças particulares acompanhar os turistas de longe, já que a trilha passa bem ao lado da fazenda e na maioria dos pontos não há cerca separando-a da propriedade.
Uma boa dica é levar snorkel e máscara de mergulho, já que com a água cristalina, é possível observar vários peixes. Foi o que fizeram as turistas paulistas Antônia e as filhas Emily e Elisa. Elas ficaram sabendo do local através de um amigo que mora há quatro anos na região.
“Quando disse que viríamos pra cá, esse amigo nos recomentou conhecer a Fazenda Roberto Marinho, e valeu muito a pena. É uma praia diferente de todas as outras, é uma praia lagunar e de água quente. É maravilhosa!”, derrete-se Emily, que após percorrer a trilha buscava o melhor lugar para contemplar o por do sol, outro atrativo do paraíso.
De volta à trilha, é possível contemplar a vegetação composta principalmente por cactos e flores, além de árvores casuarinas que emolduram a paisagem. A área também é um importante geossítio, com rochas metamórficas que datam de aproximadamente 2 bilhões de anos, formadas durante a colisão continental que originou o Supercontinente Gondwana há cerca de 500 milhões de anos. À medida que o percurso avança, a trilha se estreita, indicando a chegada à Ponta da Baleia, região que dá acesso à Praia dos Marinhos, outra parada obrigatória para fotos, já que ela avança para dentro da lagoa, proporcionando uma paisagem única e deslumbrante.
“Quando disse que viríamos pra cá, esse amigo nos recomentou conhecer a Fazenda Roberto Marinho, e valeu muito a pena. É uma praia diferente de todas as outras, é uma praia lagunar e de água quente. É maravilhosa!”
(Emily, turista de São Paulo)
Após cerca de uma hora de caminhada – contando com as paradas -, chega-se ao destino final, que é a Praia dos Cardeiros, também chamada de Ponta dos Cardeiros ou Praia dos Marinho, por motivos óbvios. Com cerca de 400 metros de extensão, o local revela uma paisagem apaixonante, com águas calmas e cristalinas, repleta de pinheiros beirado a orla, dando um toque ainda mais especial a essa verdadeira joia da natureza. O local é ideal para um mergulho e recuperar a energia para pegar o caminho de volta, essa sim, uma missão quase impossível diante da tristeza de abandonar tanta beleza. Por não ser ainda muito conhecida, está quase sempre deserta, com exceção dos finais de semana e feriados, quando o movimento aumenta consideravelmente.