Aydano André Motta
Orientação segura: na doutrina carioca, configura pecado capital achar que escola de samba só existe no Carnaval, quando aponta na Sapucaí. As gigantes da folia têm cotidiano intenso, apaixonante e sortido, com atividades ao longo do ano. Quando se aproxima o verão, sobe a temperatura em quadras, avenidas e barracões, na reta para a apresentação na Passarela.
Assim, quando entra dezembro, o babado esquenta, junto com os tambores e as passistas. Em 2024, começou na virada do mês, com os eventos do Dia Nacional do Samba – o Trem do Samba e a festa na Cidade do Samba, com os minidesfiles – mas se espalha Região Metropolitana afora, com os ensaios das grifes do paticumbum.
Rio Já, que não é ruim da cabeça, muito menos doente do pé, oferece um guia das muitas possibilidades oferecidas na temporada. Como brinde, o QR Code para ouvir os sambas-enredo de 2025. Partiu folia!
VIRADOURO
A atual campeã do Carnaval ensaia às terças-feiras, a partir de 20h, na quadra da Avenida do Contorno, 16, no Barreto. Começaram no fim de novembro os ensaios de rua aos domingos, na Avenida Amaral Peixoto, a principal do Centro de Niterói. Difícil bater a vermelho e branco na estrutura dos treinos. A via ampla e confortável garante espaço para o público curtir a perícia dos bambas da escola.
O enredo da Viradouro para 2025 é “Malunguinho: o mensageiro de três mundos”, sobre o líder quilombola que virou entidade afro-indígena.
IMPERATRIZ
A verde e branco de Ramos realiza seus ensaios comerciais na quadra da Rua Professor Lacê 235 às sextas-feiras, a partir de 21h. Nas tardes de domingo, dá partida nos ensaios na Rua Euclides Faria, no mesmo bairro. A concentração está marcada para 16h e a festa começa uma hora depois. Ótimo exemplo de festa comunitária, com a população da região prestigiando em peso.
“Ómi Tútú ao Olúfon – Água fresca para o Senhor de Ifón”, é o enredo da verde e branco para o desfile de 2025. Desenvolvido por Leandro Vieira, narra a ida de Oxalá ao reino de Oyó com a intenção de visitar Xangô, relato dos mais célebres da mitologia iorubá.
GRANDE RIO
Uma das escolas mais fortes da atualidade, a tricolor de Caxias realiza ensaios em sua quadra, ao lado da Rodoviária, bem no centro da cidade, toda terça-feira, a partir de 20h. Dia 8 de dezembro, começa os ensaios dominicais de rua, na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, com a concentração marcada para 19h.
O enredo da Grande Rio em 2025 será “Pororocas Paranawaras. As águas dos meus encantos nas contas dos Curimbós”, criado pela dupla de carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad. Com o maior patrocínio do ano (R$ 15 milhões, reunidos pelo governo do Pará), a escola mergulhará nas águas e crenças amazônicas, numa jornada mística que mistura palácios, pajelanças, incensos, igarapés, encantarias e terreiros de Tambor de Mina.
PORTELA
Campeã disparada em atividades comunitárias, é a escola mais importante de todas a oferecer programação intensa aos amantes do samba. Dia 7, às 13h, a Feijoada da Família Portelense, mais tradicional da cidade, terá Teresa Cristina como atração principal, com a participação luxuosa dos segmentos da azul e branco – passistas, baianas, Velha Guarda show, o cantor Gilsinho e a bateria Tabajara do Samba. Os ensaios na quadra da Rua Clara Nunes, divisa entre Madureira e Oswaldo Cruz, são as sextas-feiras, a partir de 22h, com a presença de escolas coirmãs. Os de rua, aos domingos, às 20h, revezam-se a cada semana entre a Estrada do Portela e a Rua Carolina Machado.
A azul e branco da águia altaneira tem o enredo mais esperado do ano: “Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol – Uma homenagem a Milton Nascimento”. Emoção na alturas no desfile que fecha a odisseia para reverenciar o grande cantor.
ACADÊMICOS DO SALGUEIRO
Dono da quadra mais badalada do Rio, na Rua Silva Teles, no Andaraí, o Salgueiro encanta cariocas e turistas com a força de sua comunidade. Seus ensaios, aos sábados, a partir de 22h, são um show de ritmo e encantamento. Nos sábados de dezembro, a escola recebe, pela ordem Imperatriz (7), Portela (14) e Vila Isabel (21). Dia 8 tem feijoada e dia 28 o pré-réveillon da vermelho e branco. Os ensaios de rua ocupam a Avenida Maxwell nas quintas-feiras, a partir de 19h.
“Salgueiro de corpo fechado” é o enredo da Academia para 2025. Concebido por Igor Ricardo, exaltará simbologias sagradas e únicas, a macumba, os velhos mandingueiros e feiticeiros.
VILA ISABEL
As noites de quarta-feira são mágicas no Boulevard 28 de Setembro, endereço dos ensaios de rua da Vila Isabel. O bairro inteiro se mobiliza para ver passar os componentes sob o ritmo preciso da bateria de mestre Macaco Branco. A rainha dos ritmistas, Sabrina Sato, costuma aparecer quase toda semana. A concentração está marcada para 19h.
O enredo da Vila em 2025 será “Quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece”. As assombrações que movimentam o imaginário popular e atraem multidões para filmes e novelas vão ser cantados pela escola do bairro de Noel.
MANGUEIRA
A verde e rosa realiza ensaios de rua maravilhosos, mas acompanhá-los é para os profissionais. Os treinos acontecem numa ruazinha sem saída, paralela à Rua Visconde de Niterói, nas franjas da favela, aos domingos, a partir de 18h. Vale demais a viagem: em casa, os componentes passam sob a inspiração quase centenária da Estação Primeira. No Palácio do Samba, a quadra mítica, os sábados são reservados para ensaios comerciais com a presença de coirmãs. Dia 7, tem Vai-Vai e União de Maricá; 14h, Mocidade Alegre e Império Serrano; 21, Beija-Flor; e dia 28, acontece o pré-réveillon com Cordão do Bola Preta.
“À flor da Terra – No Rio da negritude entre dores e paixões” é o título do enredo da escola, desenvolvido pelo estreante carnavalesco Sidnei França. Um retrato da alma carioca, atrevida por essência e banhada da ancestralidade bantu, forjada por dores e paixões, em experiências revolucionárias de liberdade, que desafiam a morte, celebram a vida e fazem Carnaval.
BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS
O solo sagrado da quadra na Rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1025, abriga os espetaculares ensaios da Deusa da Passarela, com os componentes formados como no desfile. Começa às 21h das quintas-feiras e entra pela madrugada – logo, é para usuários avançados. Dia 7, tem ensaio de rua, na Estrada Mirandela, no centro da sua Nilópolis, a partir de 21h. Os Encontros de Quilombo, com escolas convidadas, começam dia 11 de janeiro, com a Paraíso do Tuiuti.
A Beija-Flor promete altas doses de emoção na Passarela com seu enredo “Laíla de todos os santos, Laíla de todos os sambas”, reverência ao lendário diretor de Carnaval, maior nome da história da escola.
PARAÍSO DO TUIUTI
Em frente ao Pavilhão de São Cristóvão e o Colégio Pedro II, a Tuiuti reúne seu povo para os ensaios de rua, às segundas-feiras. Vale a pena acompanhar a bateria de Mestre Marcão, os componentes engajados e, sobretudo, a rainha de bateria, Mayara Lima, grande sucesso do Carnaval na atualidade. Começa às 20h.
A escola tem o mais interessante enredo do ano: “Quem tem medo de Xica Manicongo?” apresentará a saga da rainha trans do Congo arrancada de seu reino e trazida escravizada para o Brasil, onde se transformou em liderança e entidade.
UNIDOS DA TIJUCA
Nenhuma escola, no Carnaval de 2025, será badalada como a Unidos da Tijuca, por causa do seu samba-enredo, que tem entre os autores a superestrela pop Anitta. Só em dezembro, os foliões terão muitas oportunidades para conferir a obra. Dias 5, 12 e 19, a escola ensaia na rua, atrás da quadra, entre a Francisco Bicalho e a Rodoviária Novo Rio. Dias 7, 14 e 21, tem o Ensaio Show do Pavão, na sua sede. Também lá, dia 15 haverá a Feijoada Nota 10 e dia 28, o pré-réveillon.
“Logun-Edé, santo menino que velho respeita”, é o enredo da Tijuca para o próximo Carnaval. As histórias do garoto reverenciado pelos antigos, conforme a sabedoria oral dos candomblés, vão passar no altar dos bambas.
MOCIDADE INDEPENDENTE
A volta de Renato Lage e Márcia Lavia, casal de carnavalescos dos tempos áureos da escola, é a grande notícia da Mocidade para 2025. A Estrela Guia da Zona Oeste ostenta toda sua empolgação nos ensaios de rua, no Ponto Chique e na Praça Guilherme da Silveira, aos sábados a partir de 20h, em semanas alternadas.
O enredo da verde e branco de Padre Miguel será “Voltando para o futuro, não há limites para sonhar”. Uma viagem intergaláctica que servirá de manifesto pelo cuidado com o futuro da humanidade.
UNIDOS DE PADRE MIGUEL
Impossível não se contagiar com a alegria dos componentes da caçula do Grupo Especial, que volta à elite após 52 anos. A vermelho e branco da Vila Vintém ensaia na Rua Lomas Valentina, às sextas-feiras, com concentração marcada para 21h.
A trajetória da africana Iyá Nassô e do emblemático terreiro da Casa Branca do Engenho Velho, o mais antigo do Brasil, em Salvador, será o enredo da escola, sob o título “Egbé Iya Nassô”.